Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra B

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Frutas

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Banana - É uma fruta originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América. São conhecidas mais de 30 variedades de bananas. Pode ser consumida ao natural, assada, frita, cozida, em doces, compotas, saladas, vitaminas com leite, etc. A fruta é colhida ainda verde e quando conservada em temperatura ambiente, amadurece em alguns dias. Por serem leves e fáceis de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos para os bebês. As bananas são ricas em potássio, um mineral que contribui para a função muscular adequada. A fruta também é fonte relativamente boa de vitaminas C, B1, B5, B6 e fibras.

Continua depois da publicidade


Hotaliças, grãos e raízes


Batata – Também conhecida como batata-inglesa, é um tubérculo largamente usado nas mesas européias e americanas. Quando consumidas com casca são rica fonte de carboidratos complexos e fibras. São ainda boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Seu sabor completa a maioria dos alimentos. Ao prepará-las, convém conservar a casca, porque a maioria dos nutrientes fica junto à superfície. Uma vez descascadas, as batatas cruas perderão a cor quando expostas ao oxigênio. Por isso, cozinhe-as imediatamente ou coloque-as em água com vinagre ou suco de limão. Assadas, cozidas no vapor ou preparadas no microondas, preservam o máximo de nutrientes.


Batata-doce - A batata-doce é rica em carboidratos, contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Para ter certeza da boa qualidade da batata doce na hora de comprar, verifique se a superfície está limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. E bom lembrar também que as folhas da batata doce possuem alto valor nutritivo. Elas podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, com excelentes resultados.

Continua depois da publicidade


Berinjela - As berinjelas mais gostosas são tenras e firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes, além de serem duras e amargas. Tem sabor e consistência de carne, sendo ideais para pratos vegetarianos. Elas podem ser recheadas e cozidas, grelhadas, assadas ou ensopadas. Algumas desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la. É aconselhável consumir as berinjelas com sua casca, onde se encontra boa parte de seus nutrientes - que não são poucos. Ela é rica em potássio, cálcio e fósforo, e seu conteúdo tem vitaminas A, B e C, betacarotenos e ácido fólico. O vegetal também é rico em fibras.


Beterraba - É uma planta de raiz carnuda e grossa, da família das Quenopodiáceas. Dela se extrai um açúcar idêntico ao da cana. Existe uma grande variedade de tipos de beterraba, sendo que as principais são as de raiz roxa e a de raiz amarela. É muito nutritiva. Pode ser usada de muitas maneiras, mas preferencialmente crua, de modo que suas propriedades nutritivas sejam maiores. Ótima fonte de folato e vitamina C, o vegetal pode ser cozido e servido como acompanhamento. A beterraba também pode ser usada em conserva, salada ou condimento. As folhas da beterraba, partes mais nutritivas do vegetal, podem ser cozidas e servidas como espinafre ou a acelga.

Brócolis - Nutritivo, o brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. É rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras. O brócolis congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva. Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte dos nutrientes e vitamina C.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade