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Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra B

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
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Frutas

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Banana - É uma fruta originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América. São conhecidas mais de 30 variedades de bananas. Pode ser consumida ao natural, assada, frita, cozida, em doces, compotas, saladas, vitaminas com leite, etc. A fruta é colhida ainda verde e quando conservada em temperatura ambiente, amadurece em alguns dias. Por serem leves e fáceis de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos para os bebês. As bananas são ricas em potássio, um mineral que contribui para a função muscular adequada. A fruta também é fonte relativamente boa de vitaminas C, B1, B5, B6 e fibras.

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Hotaliças, grãos e raízes


Batata – Também conhecida como batata-inglesa, é um tubérculo largamente usado nas mesas européias e americanas. Quando consumidas com casca são rica fonte de carboidratos complexos e fibras. São ainda boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Seu sabor completa a maioria dos alimentos. Ao prepará-las, convém conservar a casca, porque a maioria dos nutrientes fica junto à superfície. Uma vez descascadas, as batatas cruas perderão a cor quando expostas ao oxigênio. Por isso, cozinhe-as imediatamente ou coloque-as em água com vinagre ou suco de limão. Assadas, cozidas no vapor ou preparadas no microondas, preservam o máximo de nutrientes.

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Batata-doce - A batata-doce é rica em carboidratos, contém ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Para ter certeza da boa qualidade da batata doce na hora de comprar, verifique se a superfície está limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. E bom lembrar também que as folhas da batata doce possuem alto valor nutritivo. Elas podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, com excelentes resultados.


Berinjela - As berinjelas mais gostosas são tenras e firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes, além de serem duras e amargas. Tem sabor e consistência de carne, sendo ideais para pratos vegetarianos. Elas podem ser recheadas e cozidas, grelhadas, assadas ou ensopadas. Algumas desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la. É aconselhável consumir as berinjelas com sua casca, onde se encontra boa parte de seus nutrientes - que não são poucos. Ela é rica em potássio, cálcio e fósforo, e seu conteúdo tem vitaminas A, B e C, betacarotenos e ácido fólico. O vegetal também é rico em fibras.


Beterraba - É uma planta de raiz carnuda e grossa, da família das Quenopodiáceas. Dela se extrai um açúcar idêntico ao da cana. Existe uma grande variedade de tipos de beterraba, sendo que as principais são as de raiz roxa e a de raiz amarela. É muito nutritiva. Pode ser usada de muitas maneiras, mas preferencialmente crua, de modo que suas propriedades nutritivas sejam maiores. Ótima fonte de folato e vitamina C, o vegetal pode ser cozido e servido como acompanhamento. A beterraba também pode ser usada em conserva, salada ou condimento. As folhas da beterraba, partes mais nutritivas do vegetal, podem ser cozidas e servidas como espinafre ou a acelga.

Brócolis - Nutritivo, o brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. É rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras. O brócolis congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva. Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-o no vapor ou fritando-o até ficar crocante e tenro, enquanto cozinhá-lo em uma grande quantidade de água destrói boa parte dos nutrientes e vitamina C.


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