Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Leitura saudável

Renda-se às receitas dos tempos da vovó e viva melhor!

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
A hortelã é uma das ervas medicinais mais completas. Exerce ação tônica sobre o aparelho digestivo, além de possuir propriedades antisepticas - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que o alho é um antibiótico natural, que regula a gordura e a glicose no sangue, previne e ajuda no tratamento de gripes e resfriados, sinusite, bronquite, asma, gastrite ou úlcera, pneumonia e tuberculose? E que folhas de couve amassadas são um excelente alívio para dores na coluna? Estas e muitas outras receitas de remédios herdadas de índios e caboclos estão reunidas no livro "Cuidando da saúde - Troca de saber sobre plantas medicinais e alimentos", de Maria de Lourdes Souza (Paulinas Editora).

No livro a autora ensina os principais métodos de manuseio das plantas e ervas medicinais no preparo de medicamentos, oferece propostas de tratamento natural para diversas enfermidades, e apresenta técnicas de terapias alternativas, como a helio e a geoterapia. Também registra receitas para uma culinária alternativa, com ingredientes muito nutritivos e saudáveis, para produtos de beleza e de limpeza do lar. Ao final, explica como melhorar o solo por meios naturais, como a minhocultura, a compostagem ou o adubo orgânico, e dá dicas de atividades para a comunidade de forma a despertar o interesse e promover a troca de conhecimentos a respeito de saúde e preservação da natureza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Na verdade, a autora quer provocar um resgate da sabedoria popular, fazendo um intercâmbio com as descobertas científicas na área da fitoterapia e da medicina tradicional - aquela fundamentada nos conhecimentos transmitidos de geração em geração. Assim, propõe a troca de conhecimento em comunidade, com receitas simples e informações indispensáveis de como usar tudo o que a natureza oferece gratuitamente. Esta é uma obra de interesse de todos e de fundamental na formação de grupos de saúde comunitária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra C

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letre E

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra A

Imagem de destaque
Propriedades nutricionais

Grupos de alimentos com a letra B

Serviço:
Título: Cuidando da saúde - Troca de saber sobre plantas medicinais e alimentos
Autora: Maria de Lourdes Souza
Editora: Paulinas
Coleção: Cuidando da Saúde
Páginas: 304
Preço: R$ 18,50


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade