O peixe é uma excelente fonte de proteínas, nutrientes e minerais, indispensáveis para a saúde do corpo. A carne branca é encontrada na mesa de milhões de brasileiros e faz parte da rotina de quem procura uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, listou abaixo alguns dos seus principais benefícios.
Ômega-3: relacionado à nossa saúde do cérebro, do sistema cardiovascular e tem uma importante ação antioxidante e anti-inflamatória no nosso organismo.
Leia mais:
Entremet? Aprenda a fazer a sobremesa francesa do desafio do MasterChef Confeitaria
Carne acumula inflação de 15,43% em 12 meses, a maior desde 2021
Cheesecake de Natal, tradicional, com massa de biscoito e calda de frutas vermelhas
Bolo presente de Natal com mistura pronta e cobertura de chocolate
Proteínas: são importantes para formação de todas as nossas células e tecidos corporais.
Fósforo: importante para a saúde óssea, muscular e equilíbrio de eletrólitos no nosso sangue.
Vitaminas A e E: presentes principalmente nos peixes com teor de gordura mais alto, como salmão e atum; têm ação antioxidante e atuam diretamente no reforço do nosso sistema imunológico.
Para quem quer uma boa opção de peixe magro, o Filé Saint Peter se encaixa no cardápio. “Essa variedade é muito conhecida e possui uma boa proporção de proteína por caloria consumida, além dos nutrientes que os peixes possuem”, explica Renata. Dessa forma, é uma alternativa para estratégias nutricionais que focam na redução da ingestão de calorias.
Os peixes podem ser consumidos todos os dias, por serem boas fontes de proteínas, como qualquer carne. O Saint Peter ainda é de fácil preparo e tem uma boa aceitação por parte das pessoas, por conta de seu sabor mais suave. Sendo assim, a nutricionista indica consumir na rotina frequentemente: “recomendo, pelo menos, de 2 a 3 vezes na semana”.
Porém, nem todos os tipos de peixe são magros. O salmão e o atum, por exemplo, têm um teor calórico relativamente alto. “Essa caloria vem do teor de gordura mais alto, lembrando que são gorduras boas, essenciais à nossa saúde”, explica.
Assado, grelhado ou cozido. Na forma de preparo, o ideal é variar nas opções, sempre levando em conta uma dieta saudável. “Muitas pessoas acabam consumindo os peixes apenas fritos, o que não é recomendado. É interessante variar o preparo, tanto para não aumentar o consumo calórico, quanto para evitar o consumo de óleos vegetais utilizados nas preparações fritas”, completa.
Abaixo, Renata indica 2 opções de receitas saborosas e nutritivas com peixes para incluir no dia a dia:
Tilápia ao forno com alecrim
Ingredientes:
- Filés de tilápia
- 4 ramos de alecrim
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola fatiada
- 4 pedaços de papel alumínio
- Sal e pimenta do reino preta a gosto
Preparo: Coloque cada filé de tilápia sobre 1 pedaço de papel alumínio, junto com algumas fatias de cebola. Regue com azeite e salpique com o alecrim, o sal e a pimenta. Feche o papel alumínio, formando 4 papilotes e leve para assar em forno a 180 graus por cerca de 30 minutos. Depois, retire a tilápia dos papilotes e deixe dourando no forno por mais 10 minutos.
Talharim com salmão
Ingredientes:
- 500g de talharim
- 4 dentes de alho
- 2 xícaras de salmão cozido, em lascas
- 3 col de sopa de azeite
- 1/3 xícara de chá de manjericão fresco
- Sal e pimenta a gosto
Preparo: Cozinhe o talharim com água e sal, escorra e reserve. Aqueça o azeite e refogue o alho. Logo após, acrescente o macarrão, o manjericão e o salmão. Acerte o sal e sirva em seguida.