Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Descubra!

Benefícios ao incluir peixe na alimentação do dia a dia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 set 2021 às 12:00
Continua depois da publicidade

O peixe é uma excelente fonte de proteínas, nutrientes e minerais, indispensáveis para a saúde do corpo. A carne branca é encontrada na mesa de milhões de brasileiros e faz parte da rotina de quem procura uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, listou abaixo alguns dos seus principais benefícios.

Continua depois da publicidade


Continua depois da publicidade

Ômega-3: relacionado à nossa saúde do cérebro, do sistema cardiovascular e tem uma importante ação antioxidante e anti-inflamatória no nosso organismo.


Continua depois da publicidade

Proteínas: são importantes para formação de todas as nossas células e tecidos corporais.


Fósforo: importante para a saúde óssea, muscular e equilíbrio de eletrólitos no nosso sangue.


Vitaminas A e E: presentes principalmente nos peixes com teor de gordura mais alto, como salmão e atum; têm ação antioxidante e atuam diretamente no reforço do nosso sistema imunológico.


Para quem quer uma boa opção de peixe magro, o Filé Saint Peter se encaixa no cardápio. “Essa variedade é muito conhecida e possui uma boa proporção de proteína por caloria consumida, além dos nutrientes que os peixes possuem”, explica Renata. Dessa forma, é uma alternativa para estratégias nutricionais que focam na redução da ingestão de calorias.


Os peixes podem ser consumidos todos os dias, por serem boas fontes de proteínas, como qualquer carne. O Saint Peter ainda é de fácil preparo e tem uma boa aceitação por parte das pessoas, por conta de seu sabor mais suave. Sendo assim, a nutricionista indica consumir na rotina frequentemente: “recomendo, pelo menos, de 2 a 3 vezes na semana”.


Porém, nem todos os tipos de peixe são magros. O salmão e o atum, por exemplo, têm um teor calórico relativamente alto. “Essa caloria vem do teor de gordura mais alto, lembrando que são gorduras boas, essenciais à nossa saúde”, explica.


Assado, grelhado ou cozido. Na forma de preparo, o ideal é variar nas opções, sempre levando em conta uma dieta saudável. “Muitas pessoas acabam consumindo os peixes apenas fritos, o que não é recomendado. É interessante variar o preparo, tanto para não aumentar o consumo calórico, quanto para evitar o consumo de óleos vegetais utilizados nas preparações fritas”, completa.


Abaixo, Renata indica 2 opções de receitas saborosas e nutritivas com peixes para incluir no dia a dia:


Tilápia ao forno com alecrim


Ingredientes:


- Filés de tilápia

- 4 ramos de alecrim

- 4 colheres de sopa de azeite

- 1 cebola fatiada

- 4 pedaços de papel alumínio

- Sal e pimenta do reino preta a gosto


Preparo: Coloque cada filé de tilápia sobre 1 pedaço de papel alumínio, junto com algumas fatias de cebola. Regue com azeite e salpique com o alecrim, o sal e a pimenta. Feche o papel alumínio, formando 4 papilotes e leve para assar em forno a 180 graus por cerca de 30 minutos. Depois, retire a tilápia dos papilotes e deixe dourando no forno por mais 10 minutos.


Talharim com salmão


Ingredientes:


- 500g de talharim

- 4 dentes de alho

- 2 xícaras de salmão cozido, em lascas

- 3 col de sopa de azeite

- 1/3 xícara de chá de manjericão fresco

- Sal e pimenta a gosto


Preparo: Cozinhe o talharim com água e sal, escorra e reserve. Aqueça o azeite e refogue o alho. Logo após, acrescente o macarrão, o manjericão e o salmão. Acerte o sal e sirva em seguida.

Continue lendo