Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Picante e saboroso

É tempo de gengibre! Um toque de sabor para sua receita

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
O gengibre é rico em cálcio, manganésio, selênio, zinco, vitamina B3 e B6 e vitamina C - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tradicionalmente os meses mais frios do ano pedem comidas e bebidas quentes. No Brasil uma das bebidas mais populares do inverno é o quentão, feito a base de vinho ou aguardente e gengibre. Sabiamente, a natureza nos disponibiliza o gengibre justamente nesse período. A raiz é encontrada em maior abundância nos meses de abril a junho, mas pode ser embalada e armazenada no freezer por até seis meses. Nos meses de fevereiro e outubro há oferta regular do produto.

Saiba mais

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A utilização do gengibre na culinária tem suas origens nas mais antigas civilizações. Os chineses já usavam no século VI a.C., e os comerciantes árabes antes do primeiro século d.C. O gengibre chegou à Europa vindo do Oriente Médio com as Cruzadas e já era um ingrediente presente em quase todas as receitas de um livro de culinária da corte real inglesa datado de 1390.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


A raiz é rica em cálcio, manganésio, selênio, zinco, vitamina B3 e B6 e vitamina C.

Publicidade


Versátil, o gengibre é delicioso tanto nos pratos picantes do Brasil ou da Ásia como nos doces e nas bebidas de outros países. O sabor do gengibre varia conforme o uso. A raiz fresca, chamada rizoma, tem um sabor delicado e leve, enquanto o sabor da raiz cristalizada é mais concentrado. Os pratos com gengibre em pó podem ser levemente ou muito picantes, dependendo da receita.


O gengibre também é um ingrediente tradicional na medicina popular, porém ainda são necessárias investigações detalhadas que comprovem cientificamente os efeitos dessa raiz. Uma boa maneira, por exemplo, de aliviar os calafrios e a congestão de um resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte forma: deixe ferver alguns pedaços da raiz por 10 minutos e para dar um sabor picante, coloque uma pitada de canela.


Preços

A equipe do Bonde pesquisou o preço do gengibre em quatro supermercados de Londrina (área central). O preço médio do produto ficou em R$ 4,50, mas vale a pena fazer uma pesquisa detalhada antes de comprar o gengibre ou qualquer outro produto, já que nossa pesquisa registrou uma diferença de preço de até 100% entre um supermercado e outro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade