Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vida saudável

Dez mitos e verdades sobre a alimentação equilibrada no verão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 mar 2022 às 14:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada do verão traz altas temperaturas e é nessa época que as pessoas procuram redobrar a atenção aos cuidados com a alimentação. O calor dos primeiros meses do ano pode inibir o apetite, por isso, montar uma refeição saudável que ajude na proteção do corpo é fundamental.


Uma dieta nutritiva e equilibrada, além de melhorar o físico, também ajuda a manter a imunidade do sistema imunológico alta em tempos de covid-19. A nutricionista da Sodexo On-site Brasil, Vanessa Leite da algumas dicas sobre o assunto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a especialista, com alguns “vilões” da dieta sendo consumidos em menor escala ou até mesmo retirados da dieta diária, já traria grandes benefícios à saúde do corpo. “Há quatro grandes vilões da dieta que no dia a dia nem percebemos ou usamos como forma de compensação, que é o açúcar, comidas industrializadas, álcool e embutidos”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

 

Publicidade

A nutricionista também fala que um prato equilibrado é composto 50% por vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas, como carnes, peixes, ovos, entre outros, e 25% de carboidratos, de preferência integrais. Hoje em dia temos muitos mitos sobre alimentação e a profissional nos ajuda contando o que é verdade e o que não é:

 

Publicidade

1 – O famoso suco verde detox, funciona mesmo?


Verdade. Importante ter neste suco uma fruta com bastante vitamina C como limão ou acerola. Uma verdura com bastante ferro, como couve ou espinafre. A vitamina C e o ferro se complementam e ajudam a potencializar os benefícios ao corpo que cada um proporciona. Uma dica de ouro é acrescentar gengibre e cúrcuma que são dois anti-inflamatórios poderosos que também podem ajudar o processo natural do corpo de desintoxicação.

Publicidade


2 – Comer apenas frutas, verduras e legumes é um caminho certo para uma dieta balanceada? 

 

Publicidade

Mito. Só comer determinados alimentos, ainda que saudáveis e naturais, é algo muito restritivo. Você não vai ingerir a quantidade de proteína necessária, por exemplo, e vai perder massa muscular para proteção geral do organismo. Não é isso que a gente quer. Além do mais, boa parte das frutas tem frutose em excesso e carboidrato. Isso tudo é açúcar. Você pode ter picos de glicemia e insulina, trazendo muitas complicações a longo prazo como diabetes. Uma dica é associar uma fruta com proteína boa como o mamão com ovo ou uma fonte de gordura boa, fruta com pasta de amendoim e mix de castanhas.

3 – Reduzir o consumo de glúten ajuda no processo de desintoxicação?

Publicidade


Verdade. Reduzir farinha branca ajuda o organismo a trabalhar melhor. Mas vale a atenção. Não adianta sair comprando produtos sem glúten no mercado, mas sem olhar para o rótulo. Porque muitas vezes esses alimentos tem gordura vegetal, corantes e outros aditivos químicos que podem prejudicar a dieta. E não indicamos também a restrição total. É uma redução.


4 – Jejum intermitente é bom mesmo para saúde?

Publicidade


Mito: Para evitar um possível desequilíbrio na alimentação, é recomendado evitar longos períodos em jejum. Uma dica é fazer um lanche saudável, como um snack de castanhas caramelizadas com açúcar de coco, antes de sair de casa, pois dá energia e ajuda nas escolhas e no consumo moderado dos alimentos ao longo do dia.

5 – Ingerir chás pode ajudar a desintoxicar e não reter líquidos?


Verdade. Alguns chás como o de abacaxi, de hibisco e o verde podem ajudar na retenção de líquidos, hidratando o corpo. Mas é preciso cuidado e orientação específica, porque se a pessoa tem pressão alta ou baixa, alguns chás podem atuar de forma negativa. Não é qualquer pessoa que pode tomar qualquer tipo de chá. O exagero, mesmo que de chá, também não é recomendado.

6 – Faça uma dieta líquida e você vai desintoxicar. Isso é verdade?


Mito. A dieta que troca refeições por líquidos não funciona, não é válida, ela é restrita de nutrientes e no verão pode ser perigosíssima! O paciente pode até perder peso, mas isso vai voltar com o tempo, pois não é uma constância sustentável. Além disso, essa restrição, em dias quentes principalmente, faz perder muita massa muscular e imunidade, podendo levar o corpo a um colapso.

7 – Fazer um café da manhã completo ajuda no processo da detox?


Verdade. Café da manhã é uma refeição super importante, e é preciso fazer boas escolhas. Um suco do tipo detox acompanhado de ovos mexidos e uma fruta é excelente para o organismo. Só cuidado com o exagero na quantidade. E se conseguir trocar o pãozinho por um mix de castanhas será nota dez. Começar o dia dessa forma traz bastante saciedade para o resto da jornada e inibe a vontade de beliscar e cair em tentações ou erros.

8 – Tirar os derivados do leite sempre ajuda no melhor funcionamento do organismo?


Mito. Tomar iogurte vai ajudar na manutenção da flora intestinal, por exemplo. E o intestino funcionando bem é fundamental para absorver os nutrientes que estamos ingerindo e também para eliminar o que consumimos e nos intoxicou. Importante: o iogurte deve ser natural. Se puder fazer o iogurte em casa fica excelente!

9 – Alho cru fornece mais benefícios ao organismo.

Verdade. O alho é um alimento excelente quando falamos neste assunto de fortalecer o organismo, que é um dos objetivos da limpeza que nosso corpo realiza. O alho é imunomodulador, ou seja, ele modula a imunidade do corpo. Dica:  coloque alho cru no fundo de uma garrafa de azeite antes de usá-lo. E para quem gosta do insumo e tem coragem, tome um shot com alho cru batidinho com limão. Além disso, ele refogado, com pouca gordura, ou assado também pode ser usado sem medo!


10 – Só a bebida alcoólica já ajuda a refrescar no verão?


Mito. Sabemos que todos adoram um bom drink ou cerveja, mas precisamos ter muito cuidado, pois o álcool acelera o processo de intoxicação do organismo e a perda de líquidos. Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. Por isso, nesse período, a ingestão de bastante água e outras bebidas não alcoólicas, como sucos naturais com as frutas da época, é essencial.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade