Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Escolhas alimentares

7 dicas de alimentação para ter mais energia e disposição

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 jan 2021 às 14:50
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é de hoje que boa parte da população tem deixado de lado as horas de descanso em detrimento de tantas atividades diárias. Na correria, muitos ainda combinam noites mal dormidas a uma alimentação nada saudável, o que não só aumenta o risco de desenvolver diversas doenças crônicas, como também derruba os níveis de energia e disposição. O resultado não podia ser diferente: no Brasil e no mundo, parte significativa da população enfrenta uma luta diária contra a fadiga e o cansaço.


Uma pesquisa feita em 2013 pelo Ibope revelou que 98% dos brasileiros se sentem cansados e 61% deles estão exaustos. "Isso pode ser resultado não só da falta de sono, que desequilibra o ciclo circadiano, mas também de uma dieta desequilibrada, com déficit de nutrientes e excesso de alimentos ultraprocessados, que deixam o organismo inflamado e trazem uma série de desordens, intensificando a falta de disposição”, explica a nutricionista ortomolecular Claudia Luz, da Via Farma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De forma geral, a falta de foco e energia para as tarefas diárias é sintoma de uma série de doenças, mas também pode ser apenas o resultado de uma rotina mal organizada. O importante é procurar a ajuda de um profissional quando a fadiga se torna persistente, afetando a rotina de forma significativa. "Nesses casos, é preciso de uma investigação médica para entender o que pode estar por trás do cansaço. No entanto, boa parte dos casos pode ser resolvida com o ajuste do sono, uma prática diária de exercícios físicos e a adequação alimentar, com indicação de suplementos, se necessário”, afirma Claudia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Para ajudar a colocar a "casa em ordem” e melhorar os níveis de energia, a especialista preparou algumas dicas de alimentação, confira:

Publicidade


1. Não pule o café da manhã
Para começar o dia com energia, é importante fazer boas escolhas no café da manhã, já que o organismo passou muitas horas em jejum durante a noite. As melhores opções são os carboidratos complexos (encontrados em alimentos integrais), combinados a proteínas saudáveis, como as do ovo. Frutas acompanhadas de boas doses de fibra (encontradas na aveia, chia e linhaça, por exemplo) ajudam a dar saciedade e manter os níveis de energia constantes nas próximas horas.


2. Faça pratos coloridos
A dieta monótona e repetitiva pode causar déficits de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, afetando não só a disposição, mas a saúde como um todo. Para garantir a ingestão adequada de macro e micronutrientes, a dica é ter um cardápio natural e o mais variado possível. Na hora de montar o prato, vale seguir a regrinha das cinco cores. Quanto mais colorido, melhor!

Publicidade


3. Passe longe do pé na jaca
Não é segredo para ninguém que comer demais afeta a energia para desempenhar as demais atividades do dia. Isso porque, com o excesso de comida ingerida, o organismo precisa dedicar todos os seus esforços à digestão, o que resulta na sensação de sonolência. Por isso, procure respeitar as porções necessárias para que a sensação de saciedade seja alcançada, evitando exageros.


4. Nada de ultraprocessados
No supermercado, leia os rótulos e opte por alimentos com a menor lista de ingredientes possível. Ultraprocessados têm pouco (ou até mesmo nada) de natural em sua composição, contando com gorduras hidrogenadas, corantes e realçadores de sabor, por exemplo. Biscoitos, embutidos, refeições congeladas, barras de cereal e refrigerantes são alguns desses alimentos que, além de serem inflamatórios para o organismo, comprometendo o estado geral de bem-estar e disposição, ainda aumentam a chance de doenças crônicas, como o câncer.

Publicidade


5. Beba mais água!
Indica-se beber diariamente entre 30 e 45ml de água por quilo do indivíduo. Um organismo bem hidratado elimina mais toxinas e distribui melhor todos os nutrientes pelo corpo, transportando a glicose – que é fonte de energia – de maneira mais eficaz. Um dos sinais da falta de água no organismo é, inclusive, o cansaço, a dificuldade de concentração e a sonolência. Por isso, vale carregar a garrafinha de água para todos os cantos ao longo do dia.


6. Valorize seu intestino
Diversos estudos vêm mostrando o quanto o intestino está ligado à saúde geral do organismo e ao humor. Com uma microbiota equilibrada e a ingestão adequada de fibras, o corpo absorve melhor os nutrientes. Além disso, uma boa microbiota estimula maior produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, que também traz mais disposição. Para manter essas bactérias do bem, indica-se o consumo de iogurtes naturais, kefir ou até mesmo cápsulas probióticas, encontradas em farmácias de manipulação.

07. Não abuse do café
Quando bate o cansaço no trabalho, é de lei apelar para o cafezinho. Mas o excesso da bebida pode causar efeito rebote após o pico de ação, causando um cansaço ainda maior em seguida. Para dar aquele up sem correr esse risco, vale optar por ativos como a Alpinia galanga, da família do gengibre. Encontrado em farmácias de manipulação, ele é capaz de dobrar o foco por até cinco horas, sem efeitos colaterais. Já quando a fadiga está instalada e requer um tratamento específico, o médico ou nutricionista podem indicar terapias naturais para melhorar o trabalho das mitocôndrias – as "usinas” de energia celular. Entre as opções, o extrato de carvalho francês é a que mais tem se destacado em estudos, com capacidade de aumentar os níveis de energia em até 48%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade