Notícias

Alta do arroz: veja receita com alimento substituto nutritivo e barato!

01 out 2020 às 16:19

A alta do preço dos alimentos nas últimas semanas assustou bastante. Entre eles, o arroz, foi um dos que mais surpreendeu. O queridinho de muitos brasileiros e que está quase que diariamente na mesa das refeições, subiu 3,08% em agosto e acumula alta de 19,25% no ano, segundo o IBGE.


Para ajudar neste momento complicado que estamos vivendo e após escutar várias queixas e pedidos de dicas pratos com algum item substituto ao arroz, Glauber Britto decidiu gravar um vídeo para seu Instagram ensinando o passo a passo de uma receita com um alimento que é tão saboroso e nutritivo quanto o arroz: o cuscuz. O criador do canal Champagne com Dendê é nordestino, mas mora atualmente em Angola e conta que infelizmente a alta dos preços não é uma realidade apenas no Brasil. "Muitos amigos e familiares do Brasil se queixaram sobre o preço do arroz e contei a eles que aqui em Angola as coisas também aumentaram muito. Aí entrou minha raiz nordestina e lembranças da comidinha da minha mãe. No nordeste consumimos muito o cuscuz como complemento de pratos e vou ensinar como fazer um delicioso. É um alimento muito versátil e que pode acompanhar diversos ingredientes, desde carne vermelha a leite, ou até mesmo com um ovo frito ou uma manteiga por cima. Fora que ele não pesa no bolso”, explica.


Glauber explica que além do preço ser atrativo, o cuscuz é o substituto perfeito do arroz, já que fazem parte do mesmo grupo alimentar. A base do cuscuz é o flocos de milho, cereal rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas A e B1 e ácido fólico. Além disso, pode auxiliar na dieta corporal. "O meu nutricionista Dr. Ednaldo Júnior já tinha incluído na minha dieta o cuscuz para eu comer em dias alternados apenas no café da manhã. Já que cuscuz de milho não contém glúten e o carboidrato do cuscuz tem índice glicêmico alto, fazendo com que fique saciado por mais tempo. Mas se você quer emagrecer, ou ganhar massa magra, recomendo consultar um profissional”, pontua.


O baiano faz ainda um alerta para que as pessoas adotem um consumo mais consciente, evitando desperdícios: "Já passei fome na minha vida, então o valor que dou aos alimentos é muito grande. Vejo muitas pessoas jogando comida fora. Comida é fonte de energia, de vida. Não jogue fora as sobras. Faça outras combinações com aquele alimento. Ter um consumo consciente, pensar no próximo, se faz necessário nesses novos tempos.


Confira a receita do cuscuz delicioso que vai acompanhar as mais diversas refeições. O tempo médio de preparo é de apenas 10 minutinhos:


Ingredientes:
- 300 gramas de floco de milho ( cuscuz)


- 1/2 cebola em cubos


- 2 dentes de alho picados


- 2 tomate em cubos


- 4 linguiças finas cortadas


- 2 ovos


- 1 colher de manteiga


- Sal


- Pimenta preta



Modo de preparo:


Continue lendo