Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Ansiedade na quarentena: alimentação pode ajudar no controle dos sintomas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 ago 2020 às 14:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você tem sentido ansiedade? Um dos reflexos mais comuns observados nos últimos meses têm relação com o nível de ansiedade da população. Com isso, o aumento repercute, também, na qualidade da alimentação. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, a ingestão de alimentos saudáveis diminuiu durante a pandemia.


O consumo de frutas, legumes e verduras em cinco dias ou mais por semana foi listado por apenas 13% dos jovens entre 18 e 29 anos. Em contrapartida, a ingestão de alimentos não saudáveis em dois ou mais dias na semana cresceu: o aumento de embutidos e hambúrgueres foi de 5%; de congelados foi 4% e de chocolates e doces foi de 6%. Enquanto isso, 63% dos jovens entre 18 e 29 anos estão consumindo chocolates e doces em dois dias ou mais por semana. Com o fim do distanciamento ainda incerto, repensar alguns hábitos simples na alimentação torna-se ainda mais essencial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As pessoas têm sentido muita ansiedade e uma das principais formas de descarregar isso, de ter a sensação de prazer, é na comida”, afirma Hiana Lampier Pinto, supervisora de nutrição da Lar e Saúde, uma das maiores prestadoras de serviço home care do Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Além de manter o bom funcionamento do organismo e contribuir com a qualidade do sono, a alimentação também está diretamente ligada aos sintomas da ansiedade e irritabilidade.

Publicidade



Acompanhamento profissional faz a diferença


Hiana também indica, em determinados casos de ansiedade, um tratamento multidisciplinar com psicólogos. "O autocontrole é o principal, e é o mais difícil. O que a gente orienta em situações mais graves, é fazer terapia associada ao acompanhamento nutricional, visto que a abordagem multiprofissional é a chave de um tratamento bem sucedido”, afirma.

Publicidade


Além disso, a especialista ainda explica que, em casos de "deslizes” nos cuidados alimentares o importante é não deixar a "culpa tomar conta”. "O ideal é que se a pessoa deu uma escorregada, volte para a rotina logo em seguida, sem ‘compensar’ com longos períodos de jejum”, conclui.



Qualidade de sono é influenciada pelo consumo de cafeína à noite

Publicidade


Além dos alimentos, é preciso cuidar com o horário de cada refeição. À noite, por exemplo, o ideal é que não haja o consumo de alimentos excitantes do sistema nervosos, como bebidas que contenham cafeína e refeições com muita gordura, proteína e carboidratos, optando sempre por refeições mais "leves”. Evitando esses alimentos, a tendência é de que a qualidade do sono melhore e, consequentemente, ajude também a saúde mental.


Confira alguns alimentos e hábitos alimentares que ajudam no combate à ansiedade:

Publicidade



Sementes oleaginosas


Pode parecer simples, mas algumas sementes como a Castanha do Brasil têm influência para ajudar no controle da ansiedade. Rica em selênio — nutriente antioxidante relacionado na melhora do humor — colaboram para a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar.

Publicidade



Chocolate 70% cacau


Quando se pensa em ansiedade, os doces, como os chocolates, são um dos maiores responsáveis pela sensação de prazer. O que acontece é que, se consumidos em grandes quantidades, podem fazer mal à saúde. Ainda assim, em pequenas quantidades — cerca de 40g por dia — podem ser benéficos para a saúde física e mental. Além de auxiliar na melhora do fluxo sanguíneo, o chocolate é um poderoso aliado nesse momento de pandemia, por aliviar a ansiedade, promover bom humor, bem-estar e ajudar na concentração e no raciocínio.

Publicidade



Chás relaxantes


Chás como camomila, maracujá ou outras ervas e frutas relaxantes, são excelentes aliados para a ansiedade. Além de terem uma ação anti-inflamatória, auxiliam na redução dos níveis de pressão arterial, causando uma sensação tranquilizante. Eles podem ser usados a noite, favorecendo a qualidade do sono. Para quem preferir, pode consumir a camomila ou o extrato de maracujá em cápsulas.



Ovos


Sendo uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D e de proteínas, os ovos também fazem parte do grupo de alimentos que podem auxiliar no controle e alívio da ansiedade, já que as vitaminas e nutrientes de sua composição auxiliam na liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.


Em todos os casos, é importante ressaltar que o consumo do ovo e dos demais alimentos visando o controle da ansiedade deve ser feito por um profissional capacitado, uma vez que as porções e dosagens são orientadas de forma individual.



Tratamento e comodidade

Ainda vale lembrar que uma alimentação equilibrada está ligada ao bom funcionamento de todo o organismo. "Quando você se alimenta bem, seu intestino funciona bem, melhora a saúde mental e até a imunidade melhora”. Desta forma, o acompanhamento nutricional pode ser feito para pessoas que apresentem ou não comorbidades associadas. Além disso, durante o período da pandemia, o tratamento pode ser feito em casa. "Independentemente da condição, o cuidado em casa possibilita mais segurança e conforto para o paciente, sobretudo durante a pandemia”, conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade