Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Super dica!

Aprenda a deixar a batata frita sequinha e crocante

Redação Bonde com Ana Maria Braga
22 ago 2019 às 15:51
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tem dúvidas de como deixar sua batata frita sequinha e crocante? Nada pior do que estar com vontade de comer o petisco delicioso e se deparar com o alimento encharcado de óleo, não é mesmo? Além de comprometer o sabor, o excesso de óleo não faz bem para a saúde e deixa a batata murcha mais rapidamente.

Cortadas em palitos ou canoas, essas batatas, que são paixão nacional, precisam ser sequinhas e muito crocantes para arrancar aquele "humm…" de quem as come. Por sorte, nós temos truques facílimos e espertos para você conquistar essa maravilha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na hora de cortar

Leia mais:

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Imagem de destaque
Arrase!

Maçã para todos os gostos em nove receitas de arrasar


Se você gosta de batatas bem crocantes, o mais indicado é deixá-las mais finas. Assim, a superfície frita será igual ou maior que o miolo, que fica mais macio. Caso prefira batatas crocantes por fora, mas preze pelo centro macio, os cortes mais largos são recomendados.

Publicidade


O corte também muda de acordo com o método de fritura que for usar. Se fizer por imersão, que é o mais indicado, pode seguir as dicas acima, mas se usar pouco óleo, o melhor é dar preferência aos cortes mais largos.


Preparando para fritar

Publicidade


Para que fique sequinha, é essencial um pré-preparo para diminuir a umidade da batata. É indicado, por exemplo, colocá-la ainda com casca no micro-ondas por 8 minutos antes de cortar e fritar. A "crocância" estará garantida justamente pela desidratação de sua camada superficial.


Outra dica é colocar a batata já cortada de molho em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de vinagre por 10 minutos e depois secar bem (com pano de prato ou papel absorvente).

Publicidade


Você também pode cozinhar levemente as batatas antes de fritar, somente até começarem a amolecer. Em seguida, mergulhe-as em água fria para interromper o cozimento e seque. Você pode optar por fritá-las na hora ou guardá-las no congelador.


Como nesse segundo método a batata fica em contato com o óleo por mais tempo até ficar douradinha, pode ser que os cortes mais finos absorvam a gordura para si e fiquem mais encharcados.

Publicidade


Fritura em 2 etapas


Para o primeiro round de fritura, você deve aquecer o óleo a uma temperatura entre 120 e 140 ºC. Frite a batata aos poucos, retire antes que comece a corar e deixe escorrer em uma peneira.

Publicidade


Após fritar tudo, prepare-se para o segundo round !


Aqueça o óleo novamente até ficar bem quente (180 ºC). Volte a fritar a batata até dourar ou atingir a cor desejada e deixe escorrer na peneira.


Caso a batata tenha sido cozida antes, você pode pular a primeira etapa da fritura.

A temperatura do óleo é muito importante para não deixar a batata encharcada. Se estiver frio, a fritura não será iniciada de imediato e a batata ficará assentada na gordura, absorvendo mais óleo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade