Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Simples e prática

Aprenda como fazer uma legítima panqueca americana

Redação Bonde
23 jul 2012 às 12:35
Continua depois da publicidade

De origem controversa, a panqueca é uma unanimidade: a simples e prática receita é reclamada por diversos países e já conquistou paladares no mundo todo. Um pancake (do inglês: um tipo de bolo, cake, feito em uma frigideira, pan) leva em sua composição básica leite, farinha e ovos, e pode ser servido com coberturas e recheios doces ou salgados.

Continua depois da publicidade

O estilo da panqueca norte-americana é bem diferente das panquecas comuns aqui no Brasil, que mais parece com as panquecas francesas, que usam fermento, manteiga (opcional) e mais
farinha que o normal. As panquecas americanas são mais grossas e encorpadas, levemente doces, e não salgadas e finas como as francesas. Além disso, são servidas abertas, e não dobradas (ou enroladas), normalmente no café da manhã ou chá da tarde.

Continua depois da publicidade


A Mr.Cheney, rede especializada em cookies e iguarias americanas, disponibilizou a receita para você preparar em casa. Confira:



Ingredientes

Continua depois da publicidade


- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de óleo de canola



Modo de fazer:


Primeiro, a massa. Misture a farinha com o fermento em uma bacia e reserve. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador (de 5 a 10 segundos). Vá acrescentando a mistura farinha/fermento pela tampa do liquidificador e desligue-o logo que a farinha desaparecer (bater demais destrói o fermento).



Para fritar as panquecas em uma frigideira (também pode ser chapa ou grill elétrico), unte com um fio de óleo e use a temperatura média/baixa. Utilize uma pequena concha para dosar cada panqueca. Vire-as com uma espátula e retire-as do fogo quando o outro lado estiver igual. Sirva quente, com manteiga ou açúcar.


Sugestões de acompanhamentos


A consistência parecida com a do bolo sugere coberturas líquidas para as panquecas americanas (xarope de Maple, mel puro, leite condensado, creme de chantili, etc), mas este é um prato que também cai muito bem com toppings mais consistentes, como pedaços de chocolate ou frutas fatiadas, flambadas ou em conservas (morango, kiwi, uva, banana, pêssego, blueberries). Para os acompanhamentos salgados: ovos fritos ou mexidos, fatias ou pedaços de bacon frito, requeijão ou o que mais a imaginação permitir.

Serviço:
www.mrcheney.com.br


Continue lendo