Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Anote as dicas

Aprenda como harmonizar massas e cerveja

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 set 2021 às 19:00
Continua depois da publicidade
Em outubro, acontece a maior festa alemã da América, a Oktoberfest, em Blumenau. O evento é marcado pela diversidade de cervejas e atrai apreciadores de todos os cantos do país. Você sabia que a cerveja pode ser utilizada como ingrediente extra para levar mais sabor para carnes e molhos, harmonizando com pratos salgados e até mesmo doces?


E sabe o que cai bem com cerveja? Massas! Para levar o clima da Oktoberfest para dentro de casa e saborear uma boa cerveja acompanhada de uma receita irresistível, Isabela, marca de massas, torradas e biscoitos atuante no Sul do país, ensina como harmonizar molhos que acompanham o macarrão e cerveja.  Confira:


Existem três formas de harmonização:


Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE
- Por corte, quando a bebida limpa o paladar;


- Por complementação, que acontece quando os sabores se completam;


- Por oposição, que representa o choque de sabores.


Há diferentes molhos para massas e, consequentemente, cada um combina com um tipo de cerveja.


Para o molho Carbonara e Bechamel, por exemplo, você pode optar pela Blondine Tripel, que tem sabor frutado, com toque sutil de cravo.


Já para o tradicional molho de tomate, a Hebling Irish Red Ale, com notas carameladas (menos acidez e amargor) é uma ótima pedida para quebrar a acidez do tomate com um toque doce.


Agora que você já sabe harmonizar massas e cerveja, prepare um saboroso e marcante Macarrão com Porco na Cerveja Preta, que vai dar água na boca. E não se esqueça de, após finalizar o preparo, saborear uma cerveja Hebling Irish Red Ale.
Macarrão com porco na cerveja preta


Continua depois da publicidade
Ingredientes:


Para a carne:


- 1 kg de filé mignon suíno
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto
- 5 dentes de alho amassados
- 3 cebolas cortadas em meia-lua
- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 latas de cerveja escura
- Suco de 6 laranjas
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga


Para a massa:


- 1 colher (sopa) de sal
- 1 embalagem de macarrão (500 g)
- Folhas de 4 ramos de alecrim picadas


Modo de preparo:


Continua depois da publicidade
- Prepare a carne: Acomode o filé em uma assadeira. Tempere com o sal, a pimenta e espalhe sobre ele o alho, a cebola e o extrato. Regue com a cerveja e o suco e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio (180 °C – 200 °C) por cerca de 1 hora ou até que a carne esteja completamente cozida e macia.


- Retire do forno, desfie a carne em lascas grossas, coloque em uma panela junto com o caldo formado na assadeira e leve ao fogo para que reduza um pouco o caldo. Dissolva a farinha em um pouco do caldo junto com a manteiga, junte ao cozido e misture bem para encorpar ligeiramente o molho. Desligue o fogo e reserve.


- Prepare a massa: Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture delicadamente para que toda a massa fique bem envolvida. Polvilhe o alecrim e sirva em seguida.


Rendimento: 10 porções


Tempo de Preparo: 40 minutos

Continue lendo