Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça!

5 curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 mai 2021 às 15:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros é a cerveja. Para se ter uma ideia, o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 atingiu 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo. Além disso, ela foi a bebida alcóolica com maior volume de vendas no Brasil no ano passado, seguida por cachaça (398,8 milhões de litros) e vinho (380 milhões de litros), segundo uma pesquisa da Euromonitor.


Seja no happy hour, num churrasco ou no almoço de domingo, ela é o acompanhamento perfeito. Por conta da grande variedade de marcas e estilos que se tem no mercado, muitas das informações que são vistas não são verdadeiras. Carlos Lima, sommelier de cerveja e sócio do TapTap, ajuda a esclarecer e tira algumas dúvidas sobre essa bebida tão querida por todos:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Nem toda cerveja se serve "estupidamente" gelada

Leia mais:

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear


Existem várias opções que combinam com a temperatura mais baixa, mas existem outras que são feitas para serem consumidas e saboreadas em temperatura ambiente, dependendo do ambiente, obviamente. É comum encontrarmos cervejas que podem ser consumidas entre 12C e 14C como Porter, Stout ou Dubbel por exemplo. Além disso, se estiver muito gelada pode anestesiar as papilas gustativas da língua e você pode deixar de sentir várias nuances diferentes da sua cerveja. Por isso, mesmo quando ela é feita para ser servida gelada, temos que prestar atenção na temperatura correta.

Publicidade


2. Cada tipo de cerveja precisa de um copo diferente

Você pode beber sua cerveja no copo que quiser, é claro. Mas toda cerveja tem um copo que se adequa melhor aos seus sabores e aromas. Algumas precisam de um copo mais longo outras pedem ser apreciadas em um copo americano comum.


3. O lúpulo é um conservante

Publicidade


Nas primeiras receitas de cerveja, o lúpulo foi adicionado para ser um conservante natural para a bebida. Com o tempo, aquele amargor que esse ingrediente trouxe se tornou importante na criação de muitos tipos de cerveja. A India Pale Ale é um exemplo disso, seu amargor faz toda diferença em relação aos outros tipos.


4. Existe diferença entre cerveja e chope

Publicidade


A cerveja e o chope têm o mesmo método de produção e são elaborados com os mesmos ingredientes. Mas no caso da cerveja, ela passa pela pasteurização para ser engarrafada e durar mais. Por conta disso, o chope acaba sendo mais fresco, preservando melhor suas características, como aroma e sabor. Porém é importante saber que podem existir cervejas sendo servidas na pressão, como se fossem chopes, mas passaram pelo processo de pasteurização também.


5. Colarinho é importante

O colarinho do chope ou da cerveja sempre foi tema para as mais diversas discussões. Tem gente que gosta e tem gente que não suporta. Mas a verdade é que o colarinho tem um papel muito importante: ele conserva a temperatura, ajuda a minimizar a perda de gás e a oxidação, mantendo sabores e aromas perfeitos. O ideal é que o colarinho tenha de um a dois dedos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade