Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fibras e minerais

Benefícios dos cogumelos: 4 vantagens de consumir esse alimento

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 mar 2021 às 17:31
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Salteados, crus, refogados e até mesmo secos, os cogumelos são cada vez mais pesquisados e consumidos por seus importantes benefícios à saúde. Famosos por seu sabor suculento, os mais populares no Brasil são o paris (ou champignon), o portobello, o shimeji e o shiitake.


A nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, afirma que o ingrediente adiciona fibras e minerais às mais variadas receitas. "Eles são alimentos muito versáteis na cozinha, pois vão muito bem em uma refeição diária ou em um prato mais elaborado. Também ajudam a cumprir algumas recomendações básicas para uma dieta equilibrada, conferindo ganhos nutricionais”, explica a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por ser um alimento com nutrientes importantes, Marilia listou cinco razões pelas quais os cogumelos merecem estar presentes nas refeições.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


Fonte de fibras
Os cogumelos são fonte de fibras alimentares essenciais para o bem-estar do organismo. As fibras estão ligadas a várias contribuições à saúde, incluindo o bom funcionamento do intestino, a diminuição do colesterol "ruim” e também ajudam a dar mais saciedade nas refeições.

Publicidade


São deliciosos
Além de nutritivos, os cogumelos também são muito saborosos. Por conter glutamato naturalmente, oferecem um sabor especial às preparações, conferindo o gosto umami. Esse gosto pode ser qualificado como profundo e duradouro devido à sensação prolongada que produz na boca. Alimentos ricos em umami são capazes de proporcionar muitos benefícios, entre eles, o aumento da salivação e o prolongamento do sabor, que interferem diretamente na aceitação alimentar, na manutenção da higiene bucal e na digestão de proteínas.


Propriedades anti-inflamatórias
Por conferirem propriedades antioxidantes, os cogumelos podem ajudar na diminuição de inflamações em todo o corpo. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento precoce e o possível surgimento de doenças.

Contêm minerais
Os cogumelos contêm alguns minerais, como potássio e fósforo, e em menor quantidade zinco e magnésio. Incluir esses nutrientes na alimentação auxilia no bom funcionamento do organismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade