Pesquisar

Canais

Serviços

Panquecas inglesas com açúcar e limão-taiti - Victória Vischi
Mardi Gras

Celebrar o Carnaval com comida? Conheça tradições alimentícias de outros países para esse dia

Victória Vischi - Estagiária*
16 fev 2021 às 15:11
Continua depois da publicidade

O Carnaval é comemorado em diversos países. É um feriado móvel varia de data de acordo com o calendário da Páscoa, acontecendo antes da Quarta-Feira de Cinzas, data da tradição cristã que marca o início da Quaresma. No entanto, em alguns países a celebração desse dia não é semelhante as festividades carnavalescas com as quais os brasileiros estão acostumados.

Continua depois da publicidade


Em alguns lugares o dia é dedicado a uma comida, essas comemorações se aproximam mais da ideia que outro nome dado ao Carnaval, Mardi Gras (expressão em francês que significa Terça-Feira Gorda) buscava passar. Como para muitos católicos o período de Quaresma é um tempo de jejum e de cortar os excessos, o último dia antes da Quaresma é também o último dia de "comer gordura".

Continua depois da publicidade


Na Inglaterra, esse dia se tornou O Dia da Panqueca, como uma forma de utilizar os ovos e gorduras que possui em casa antes de iniciar o período da Quaresma. As panquecas inglesas são diferentes das americanas, elas são discos de massa finos, mais semelhantes ao crepe francês. Os acompanhamentos mais comuns para essas panquecas são xarope dourado ou limão e açúcar. O limão utilizado geralmente é aquele que conhecemos por limão siciliano, mas também pode ser substituído pelo limão-taiti, mais comum no Brasil.


Enquanto isso na Suécia, o mesmo dia tem cinco nomes diferentes e todos eles são relacionados com comida. Dia de Semlor, sendo Semlor o plural de Semla, um pãozinho doce com cardamomo, pasta de amêndoa e chantilly, também consumido em outros países escandinavos; Terça-feira de porco; Terça-feira com manteiga; Terça-Feira Branca, em referência ao grande uso de farinha nesse dia.

Continua depois da publicidade


Na Islândia, a Terça-Feira Gorda, conhecida como o Dia de Estourar, é marcada pelo consumo de cordeiro bem salgado acompanhado de sopa de ervilha. Nesse dia a ideia era comer até "estourar", antes da época de jejum da quaresma.


Essas são algumas das comemorações voltadas a aproveitar o ultimo dia antes da quaresma se alimentando de comidas gostosas. Esse ano não deu para aproveitar as tradicionais comemorações carnavalescas brasileiras com festas nas ruas, mas ainda da tempo de você escolher uma dessas comemorações alimentícias para se juntar! (Com informações: Historic UK; Swedish Food; Iceland)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Continue lendo