Uma pesquisa da Preply buscou identificar os pratos típicos do Brasil mais pesquisados no Google. O estudo destaca as preferências culinárias regionais e aponta um olhar interessante sobre a rica diversidade gastronômica do país.
Na região Sul, duas estrelas da gastronomia regional surgem como os pratos mais pesquisados. Como era esperado, o churrasco foi disparado o prato mais buscado na região Sul, com 90.500 pesquisas. A localidade detém metade da criação de gado no país e é a maior produtora de carne bovina do Brasil. O churrasco é patrimônio cultural dos gaúchos.
Em seguida, com aproximadamente 15 mil buscas, está o entrevero, prato com forte presença do pinhão, semente de árvores pináceas típicas do clima frio e abundantes no Sul. A receita, que tem influências espanholas, inclui rica mistura de carnes e vegetais. Já o barreado, com um pouco mais de 12 mil buscas, é uma especialidade paranaense. Preparado à base de carne bovina cozida lentamente por pelo menos oito horas em uma panela vedada, é engrossado com farinha de mandioca e é assim chamado por pela aparência, que lembra o barro.
Leia mais:
Pudim: faça 17 receitas fáceis e deliciosas
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Hortelã está na época em dezembro: prepare 14 receitas saborosas
O Brasil dividido por sabores: os pratos preferidos por regiões
E quais são os sabores do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste nas buscas on-line?
Da região Norte, a maniçoba lidera com mais de 60 mil pesquisas mensais no Brasil. Feita a partir de folhas de mandioca brava e carnes variadas, tem raízes indígenas.
Em segundo lugar, com mais de 49 mil buscas, está o tacacá, caldo quente com tucupi, goma de tapioca, camarão seco e jambu.
O pato no tucupi, preparado com carne de pato e caldo de tucupi, ocupa a terceira posição, com cerca de 8 mil buscas mensais.
Do Nordeste, baião de dois e acarajé são os mais acessados, com 74 mil buscas mensais cada. O baião de dois combina feijão de corda e arroz, enquanto o acarajé é um bolinho de feijão fradinho recheado com vatapá, caruru e camarão seco.
Em terceiro lugar está o vatapá, com mais de 40 mil buscas mensais. Se o vatapá é um elemento essencial no recheio do acarajé, isso sugere que o acarajé talvez seja o verdadeiro campeão gastronômico do Nordeste?
Do Centro-Oeste, a pamonha lidera com 49.500 buscas ao mês. Em segundo lugar, com quase 10 mil buscas, está a sopa paraguaia, bolo salgado de milho, queijo e cebola. O arroz com pequi tem pouco mais de 8 mil buscas mensais.
Do Sudeste, a feijoada e o pão de queijo são os mais procurados, os dois com 110 mil pesquisas mensais. Em segundo lugar estão o feijão tropeiro e o cuscuz paulista, com mais de 90 mil buscas cada.
Top 3
Depois de uma análise dos pratos favoritos por região, surge a questão: quais são os campeões de popularidade em todo o Brasil?
1º lugar: Na liderança, o pão de queijo e a feijoada, ambos com 110 mil buscas mensais, estão em empate técnico.
2º lugar: Três iguarias empatadas, com 90.500 buscas cada: o feijão tropeiro e o cuscuz paulista, ambos da região Sudeste, junto com o churrasco, típico do Sul.
3º lugar: Outros três ícones gastronômicos com 74 mil buscas cada: a amada coxinha do Sudeste, junto aos nordestinos baião de dois e acarajé.
Pão de queijo, feijoada e coxinha
Ao analisar os volumes de busca em nível nacional, a Preply investigou as preferências regionais desses pratos típicos brasileiros.
Nacionalmente, pão de queijo e feijoada têm os maiores volumes de buscas. Entretanto, as tendências regionais apontam que a coxinha é uma concorrente de peso, destacando-se em várias partes do país.
Em primeiro lugar, ao comparar o pão de queijo com a coxinha, observa-se que no Rio Grande do Sul, o pão de queijo domina com 72% das buscas, enquanto na Paraíba, a feijoada lidera com 63%. No Nordeste e no Norte, a coxinha se destaca como a favorita, superando o pão de queijo em estados como Pernambuco, Alagoas, Amapá e Paraíba.
Comparando a coxinha com a feijoada, a coxinha prevalece na maioria dos estados brasileiros, menos em Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, em que a feijoada ainda é mais acessada.
Ao comparar os três pratos, a disputa reflete influências regionais marcantes. O Centro-Oeste e o Sul mostram preferência pelo pão de queijo, enquanto o Sudeste e o Nordeste são redutos da coxinha. O Rio de Janeiro é leal à feijoada, uma tendência também observada no Distrito Federal e em alguns estados do Norte.
Metodologia de pesquisa
O estudo analisou os volumes de pesquisa no Brasil por meio da ferramenta Semrush, juntamente com tendências de busca nos diferentes estados e regiões do Brasil no Google Trends. Foram selecionados os pratos por região, considerando apenas aqueles com alto volume de pesquisa e caracterizados por uma forte identidade e tradição regional. Os dados referem-se a maio de 2024.