O bolo de cenoura com calda de chocolate é uma das sobremesas preferidas do brasileiro – como resistir ao cheirinho assando no forno que lembra até casa de vó?
Essa sobremesa, como nós conhecemos, só existe aqui no Brasil. O bolo de cenoura norte-americano, por exemplo, é feito com canela e gengibre e, pasmem, a cobertura não é calda de chocolate, mas feita com cream cheese.
Já na Rússia, a sobremesa é preparada com queijo do tipo ricota, em russo é chamada "tvôrog” e semolina. As receitas podem também acompanhar uvas passas para que o sabor doce seja intensificado.
Leia mais:
Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas
Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas
Jurado do MasterChef vende por R$ 70 doce que imita arte de banana de R$ 36 milhões
Rúcula está na época em dezembro: faça 12 receitas fáceis e deliciosas
No Brasil, dia 3 de fevereiro é o dia nacional do bolo de cenoura. Por isso, é o dia em que vamos explorar os verdadeiros segredos do preparo de uma das receitas mais famosas do nosso país.
Além do sabor, o valor nutricional das cenouras deve ser um ponto para você lembrar dessa receita. De acordo com a nutricionista Giovanna Antunes, esse legume é rico em vitamina A, que atua na saúde dos olhos e possui também betacaroteno, que estimula a produção de melanina e proporciona um bronzeado mais duradouro na pele. É uma grande aliada ao sistema imunológico e age como antioxidante também.
1 – NÃO COLOQUE CENOURA DEMAIS
Ok, o bolo leva o nome do legume, mas não é por isso que você precisa lotar a sua receita de cenouras! Isso pode deixar a sobremesa pesada.
Portanto, na proporção da nossa receita, o ideal é usar aproximadamente de 250g a 270g de cenoura.
2 – TRITURE BEM AS CENOURAS
Antes de colocá-las para bater, uma dica muito importante é a de deixar suas cenouras bem trituradinhas.
Você evita que seu bolo fique "solado”. Rale, se possível e coloque-as para bater no liquidificador junto com os ovos e o óleo por um tempo.
Ah, uma outra dica que pode ajudar bastante e de quebra deixar seu bolo mais laranjinha: cozinhe as cenouras antes do processo.
3 – NÃO MISTURE TUDO DE UMA VEZ
Como dito anteriormente, as cenouras o óleo e os ovos devem ser batidos juntos no liquidificador. Segura a emoção e não jogue tudo de uma vez para bater em seguida.
Coloque a massa formada em uma tigela e misture o restante dos ingredientes com um fouet. Graças a esse utensílio, a massa incorpora mais o ar, criando melhores resultados.
4 – PENEIRE A FARINHA
Outro truque para deixar o seu bolo ainda mais fofinho: peneire a farinha.
Essa dica vai trazer mais leveza para a massa e impedir que ele fique pesado ou murcho. Você pode também aplicá-la em outros ingredientes como açúcar e fermento em pó.
5 – PREAQUEÇA O FORNO
Essa dica de ouro pode salvar sua sobremesa de um desastre! Muita gente perde uma receita inteira por esse erro simples na hora de assar o bolo.
A temperatura uniforme do forno é muito importante para o cozimento correto, principalmente por causa das cenouras que já conferem um peso a mais à massa.
Outro ponto considerável é que o bolo precisa de bastante calor nos primeiros minutos para que ele cresça bem. Não se esqueça de não ficar abrindo e fechando a porta do forno – a saída de ar quente e entrada de ar frio pode fazer a massa afundar.