Se nos primórdios da civilização a faca era utilizada de maneira grosseira (ao comer um pernil, por exemplo, os antigos levavam o alimento à boca com uma mão, enquanto com a outra usavam a faca para rasgar a carne antes de comer), hoje essa ferramenta atingiu um alto nível de refinamento, motivo pelo qual é tratada com extremo carinho e respeito por chefs e cozinheiros de todas as escolas gastronômicas.
Nem todos sabem, mas cada processo na cozinha exige um determinado tipo de faca. O cuteleiro Roger Glasser explica os principais tipos de facas:
Bread knife, também chamada de "faca para pão". Por conta de sua lâmina serrilhada, ela amassa menos os alimentos, sendo ideal para cortar pão, tomates, frutas e embutidos.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Hortelã está na época em dezembro: prepare 14 receitas saborosas
Chef ensina 5 receitas para ceias que aproveitam os alimentos na totalidade
Chaira é o principal instrumento de afiação, seu uso diário é necessário para manter o fio das lâminas. Outro recurso para essa finalidade é a Sharpening stone (ou pedra para afiar). A diferença entre ambas é que a Chaira apenas endireita a lâmina, sem desgastar o material (daí a recomendação de usá-la diariamente), enquanto a pedra faz o contrário.
Cutelo é possivelmente a faca de menor uso prático na cozinha, especialmente o europeu, que é pesado e de lâmina retangular. Sua principal função é cortar carnes duras e ossos. Por outro lado, o cutelo chinês, que é menor e mais leve, pode ser um ótimo aliado em cortes de precisão.
Faca do Chef (ou "faca de cozinha"). Com cerca de 15 a 30 cm e ponta ligeiramente curvada, é a mais versátil das facas. Como o próprio nome diz, ela acompanha cozinheiros durante a maior parte da preparação dos pratos. É utilizada para cortar legumes, carnes e frutas com mais precisão e conforto, graças à sua empunhadura.
Fillet knife é uma faca comprida e curvada ideal para desossar e filetear, cuja precisão e alcance facilitam o trabalho de separar carne dos ossos, e cortar frango e peixe.
Herb chopper ou mezzaluna ("meia-lua", em italiano), boa principalmente para picar ervas.
Paring knife, que é uma faca bem menor, apropriada para tarefas mais delicadas, como, por exemplo, descascar vegetais, limpar camarão e tirar sementes de frutas.