Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não deixe de conferir

Conheça 8 tipos de facas e suas funções na cozinha

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
08 mai 2019 às 14:43
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se nos primórdios da civilização a faca era utilizada de maneira grosseira (ao comer um pernil, por exemplo, os antigos levavam o alimento à boca com uma mão, enquanto com a outra usavam a faca para rasgar a carne antes de comer), hoje essa ferramenta atingiu um alto nível de refinamento, motivo pelo qual é tratada com extremo carinho e respeito por chefs e cozinheiros de todas as escolas gastronômicas.

Nem todos sabem, mas cada processo na cozinha exige um determinado tipo de faca. O cuteleiro Roger Glasser explica os principais tipos de facas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bread knife, também chamada de "faca para pão". Por conta de sua lâmina serrilhada, ela amassa menos os alimentos, sendo ideal para cortar pão, tomates, frutas e embutidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


Chaira é o principal instrumento de afiação, seu uso diário é necessário para manter o fio das lâminas. Outro recurso para essa finalidade é a Sharpening stone (ou pedra para afiar). A diferença entre ambas é que a Chaira apenas endireita a lâmina, sem desgastar o material (daí a recomendação de usá-la diariamente), enquanto a pedra faz o contrário.

Publicidade


Shutterstock
Shutterstock


Cutelo é possivelmente a faca de menor uso prático na cozinha, especialmente o europeu, que é pesado e de lâmina retangular. Sua principal função é cortar carnes duras e ossos. Por outro lado, o cutelo chinês, que é menor e mais leve, pode ser um ótimo aliado em cortes de precisão.


Shutterstock
Shutterstock


Faca do Chef (ou "faca de cozinha"). Com cerca de 15 a 30 cm e ponta ligeiramente curvada, é a mais versátil das facas. Como o próprio nome diz, ela acompanha cozinheiros durante a maior parte da preparação dos pratos. É utilizada para cortar legumes, carnes e frutas com mais precisão e conforto, graças à sua empunhadura.

Publicidade


Shutterstock
Shutterstock


Fillet knife é uma faca comprida e curvada ideal para desossar e filetear, cuja precisão e alcance facilitam o trabalho de separar carne dos ossos, e cortar frango e peixe.


Shutterstock
Shutterstock


Herb chopper ou mezzaluna ("meia-lua", em italiano), boa principalmente para picar ervas.


Shutterstock
Shutterstock


Paring knife, que é uma faca bem menor, apropriada para tarefas mais delicadas, como, por exemplo, descascar vegetais, limpar camarão e tirar sementes de frutas.

Shutterstock
Shutterstock


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade