Notícias

Conheça a famosa receita de pé de moleque da Lapinha da Serra em MG

12 jul 2019 às 15:33

Nesta época de festas julinas, o interior do Brasil surpreende com maravilhosas experiências gastronômicas e pratos típicos. Lapinha da Serra, vilarejo no sul de Minas Gerais, a 143 km de Belo Horizonte, é uma dessas gratas surpresas. Hoje vamos conhecer a maravilhosa receita do pé de moleque tradicional deste recanto do país, que chega a receber mais de 4000 visitantes nesta época do ano, atraídos pelas belezas naturais, cultura e gastronomia.


História do pé de moleque da Lapinha


A chef Rosângela, do tradicional Restaurante Moendas conta a história da receita: "A receita do pé de moleque vem de uma tradição familiar. Meu pai, Sr. Antônio, conhecido como Toninho, fazia a rapadura e plantava amendoim e minha mãe, Dona Ilda, fazia o pé de moleque. Muitas famílias na Lapinha plantam amendoim há gerações, como uma tradição local, e cada uma desenvolveu seu próprio modo de preparo. Ainda hoje plantamos o amendoim que é utilizado na confecção dos doces".


Pé de moleque da Lapinha da Serra


Ingredientes:


- 1/2 kg de amendoim natural


- 1/2 kg de rapadura


Modo de preparo:


1. Primeiro descasque o amendoim e o torre.


2. Num pilão, soque o amendoim, mas com certo cuidado para não ficar muito moído, isso ajuda a dar liga.


3. Derreta a rapadura e acrescente o amendoim. Durante os vinte minutos seguintes é preciso mexer sem parar.


4. Despeje o conteúdo numa pedra untada com manteiga. Só esperar esfriar e pode cortar os pedaços. Está pronto o delicioso pé de moleque da Lapinha.

Com informações da Casa do Teuler


Continue lendo