Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rico em nutrientes

Conheça alguns benefícios e curiosidades do arroz

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 mar 2022 às 14:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O arroz é um dos alimentos mais consumidos do mundo, servindo como base alimentar de dois terços da população mundial, motivo que levou ao seu reconhecimento pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). Com mais de 140 mil tipos existentes, esse alimento tem grande valor nutricional e é um grande aliado da saúde. Conheça os benefícios e as curiosidades do arroz listadas pela Tio João.


Um grão milenar 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

 

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

O arroz é um grão originário do Japão, onde é cultivado há milhares de anos, especialmente os de grãos brancos. A partir da evolução humana, o consumo do alimento se popularizou em outros lugares do mundo, principalmente devido a sua adaptação ao clima e à vegetação de cada região, que favorecem o plantio de tipos específicos do grão. Cada país conta com sua própria variedade de arroz e maneiras típicas de consumo de acordo com a tradição.

Publicidade

 

Atualmente, os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã. No Brasil, a maior produção de arroz concentra-se no estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação nacional nesse cultivo são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.

Publicidade

 

Tipos de arroz

Publicidade

 

O arroz branco é o mais consumido pelos brasileiros, especialmente o agulhinha, que fica com os grãos mais soltos após o cozimento. Fonte rica em carboidratos, que fornece a energia para o bom funcionamento do organismo, o arroz branco contém ainda vitaminas do complexo B e minerais, como manganês e magnésio.

Publicidade

 

Já o arroz preto, ou negro, é típico da culinária chinesa e é considerado um super arroz devido ao alto valor nutricional. Ele apresenta grandes quantidades de fibras e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, zinco e ferro.

Publicidade

 

As propriedades do arroz vermelho, consumido na França, são semelhantes às do arroz preto. Além de fornecer uma boa quantidade de antioxidantes, ferro, cálcio e magnésio, esse tipo de arroz é rico em nutrientes como a monacolina K, que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), assim como antocianinas ― que ajudam no emagrecimento, equilibrando os lipídios e a glicose, além de reduzir as inflamações.

 

Outra variedade do grão é o arroz selvagem, presente na culinária canadense. Por ser nativo da América do Norte, ele é considerado um grão sagrado pela cultura indígena de tempos antigos. É também rico em antioxidantes e apresenta uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade