Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja receitas

Conheça mitos e verdades do chá, bebida milenar celebrada neste 21 de maio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 mai 2024 às 07:00
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialista detalha os benefícios como hidratação do corpo, melhora da pressão e digestão, além de redução da sensação de inchaço


Versátil e agradável, o chá é uma bebida milenar originário da China. A história é ainda um mistério, mas há relatos que indicam que surgiu há cerca de 5 mil anos, quando um imperador estava fervendo água ao ar livre e algumas folhas de uma planta que havia na proximidade caíram na panela. Outros registros revelam que a descoberta ocorreu durante a dinastia Zhou (1046-265 a.C) em que o chá era utilizado como prática medicinal. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segudo Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, além de proporcionar a hidratação do corpo, a depender do tipo e do preparo, a bebida pode auxiliar em questões de saúde como pressão e digestão, e até mesmo ser parte de processos de emagrecimento, como, por exemplo, para combater a sensação de inchaço.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inspire-se

Brócolis está na época em junho; faça já estas dez receitas

Imagem de destaque
Receitas fáceis e sensacionais

Dia dos namorados: surpreenda o amor da tua vida com um jantar em casa!

Imagem de destaque
Cultivo de cafés especiais

Cafés especiais do Norte Pioneiro elevam padrão de qualidade e agregam valor na produção

Imagem de destaque
7 de junho

Dia do vinho: Anote oito dicas e receitas desta bebida versátil


“Existem certos chás que podem ajudar a desinchar por conta de suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e digestivas. Entre os principais, é possível citar o de dente-de-leão, hibisco, gengibre, cavalinha e chá verde”, indica. Nesse contexto, a especialista o alerta que é importante consumi-lo em paralelo a uma alimentação equilibrada. 

Publicidade


“Algumas pessoas podem acreditar que beber chá é sinônimo de compensação para uma dieta pouco saudável ou hábitos de vida sedentários. A verdade é que nenhuma bebida pode compensar uma alimentação rica em alimentos processados, açúcares adicionados e gorduras trans e nem substituir a importância da atividade física regular. Aqui, é válido ressaltar que há quem acredite erroneamente que substituir refeições por chá ajudará na perda de peso. Na prática, isso pode levar a deficiências, além de não ser uma estratégia sustentável para o emagrecimento a longo prazo”, explica. 


Pensando em desmistificar as ideias sobre o chá e com o Dia Internacional do Chá, neste dia 21 de maio, confira os principais mitos e verdades a respeito do tema. 

Publicidade


Apenas consumir chá ajuda na perda de peso significativa


Mito. “A bebida não é uma solução mágica para um rápido emagrecimento. Na realidade, a perda de peso saudável geralmente requer uma combinação de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis”, diz.

Publicidade


O chá conta com propriedades de quebra de gordura


Mito. “É importante esclarecer que embora alguns chás possam ter propriedades que ajudam na digestão, aceleram o metabolismo ou reduzem o apetite, não existe evidência científica sólida de que o líquido queima gordura”, revela.

Publicidade


Cada tipo de chá para desinchar pede um período de consumo diferente


Verdade. Todos os chás podem ser consumidos ao longo do dia até às 16h, no entanto, nos casos daqueles com propriedades diuréticas e digestivas, é preciso se atentar aos horários de consumo. “É recomendável tomar uma xícara do chá de dente-de-leão antes das refeições para ajudar na digestão e uma xícara antes de dormir para aproveitar suas propriedades diuréticas. O mesmo vale para o chá de hibisco, que quando ingerido antes das refeições principais, pode ajudar a controlar o apetite e a reduzir a ingestão alimentar. Já o chá de gengibre deve ser evitado à noite porque interfere no sono de algumas pessoas. Por sua vez, o de cavalinha e o verde são frequentemente usados pela manhã para obter um impulso de energia suave, visto que contém cafeína, e  para ajudar a estimular a eliminação de líquidos e reduzir o inchaço ao longo do dia” pontua.

Publicidade


Não há contraindicação aos chás que driblam o inchaço


Mito. Embora muitos deles possam ser consumidos com segurança pela maioria das pessoas, é importante notar que podem haver condições médicas específicas, alergias ou sensibilidades que tornam mais propensos a experimentar efeitos colaterais ou complicações ao consumir certos tipos da bebida. “Para quem toma medicamentos regularmente ou apresenta condições médicas específicas, como pressão arterial baixa ou alta descontrolada, problemas renais, distúrbios gastrintestinais, está gestante ou amamentando, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar o consumo”, orienta.

Publicidade


Anote oito versões deliciosas de chás:



Refrescantes


Imagem
Chá refrescante e geladinho
Chá refrescante e geladinho
Imagem
Chá preto gelado de frutas tropicais
Chá preto gelado de frutas tropicais
Imagem
Chá preto gelado de pêssego para refrescar
Chá preto gelado de pêssego para refrescar
Imagem
Chá gelado de gengibre e mel
Chá gelado de gengibre e mel


Quentinhos


Imagem
Chá de hortelã é bem refrescante!
Chá de hortelã é bem refrescante!
Imagem
Está com insônia? Prepare este chá 'durma bem'!
Imagem
Prepare um chá indiano com especiarias delicioso
Imagem
Chá para ansiedade e qualidade de sono: nutricionista ensina!
Chá para ansiedade e qualidade de sono: nutricionista ensina!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade