Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Deliciosa receita

Conheça o nikuman e aprenda a prepará-lo em casa!

Alho Negro do Sítio
01 out 2020 às 16:25
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Nikuman (肉まん) é um bolinho oriental tradicionalmente recheado com carne de porco moída e legumes picados cozido no vapor. Apesar de ter origem chinesa (Baozi 包子), ele é uma iguaria muito popular no Japão.


Além do recheio tradicional, é possível saborear Nikuman recheado com curry, feijão azuki, creme de queijo, pizza e chocolate. O grande diferencial desse bolinho é a leveza da massa e o seu delicioso recheio, bem temperado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo uma receita de Nikuman! O processo leva um pouco de tempo, mas com certeza vale a pena! Nós utilizamos um ingrediente muito especial para dar um toque a mais de sabor: o alho negro!

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional



Você já ouviu falar do alho negro?

Publicidade


O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. Lá, é muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. A ele são atribuidos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol, efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


Além disso, com seu sabor adocicado e textura macia, cada vez mais vem ganhando admiradores no mundo todo. No lugar daquela característica ardência e forte odor do alho comum, entra em cena toques frutados e de umami, tudo muito sutil e delicado.

Publicidade



Receita de Nikuman


Ingredientes da massa:
- 250 gramas de farinha de trigo

Publicidade


- 1 colher de chá de Fermento para Pão


- 5 gramas de fermento químico

Publicidade


- 25 gramas de açúcar


- 2 pitadas de sal

Publicidade


- 145 ml de caldo dashi


- 1 colher de chá de óleo de gergelim

Publicidade



Ingredientes do recheio:
- 150 gramas carne de porco moída


- 1 colher de chá de pasta de alho negro


- 1/2 cebola bem picadinha


- 1 colher de chá de shoyu


- 1 colher de sopa de fécula de batata ou milho


- 100 gramas de repolho picadinho


- 2 cogumelos shitakes secos picados


- 40 gramas de alho poró


- Cebolinha à gosto


- 2 colheres de chá de raspas de gengibre fresco



Modo de fazer a massa:
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o fermento, o sal, o açúcar e o óleo de gergelim. Misture bem e adicione o caldo dashi, misturando com uma colher de pau. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove a massa, até que fique lisa, macia e uniforme. Cubra com filme plástico e coloque a tigela em banho maria com água quente (40 graus). Tampe e reserve por 30 minutos.


Modo de fazer o recheio:
Em uma tigela, coloque a carne de porco moída, a pasta de alho negro, a cebola, o shoyu, açúcar, pimenta do reino, sal e óleo de gergelim. Misture todos os ingredientes. Adicione a fécula de batata/milho, o repolho, a cebolinha, o gengibre, o shitake e misture bem. Divida o recheio em 8 partes e com as mão, modele-os no formato de bolas.


Montagem:
Verifique se a massa dobrou de volume. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Modele até que fique no formato de um cilindro. Corte a massa em 8 pedaços iguais. Faça uma bola com cada uma das partes, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Pegue uma bola de massa e abra-a com as mãos. Em seguida, usando um rolo, abra a massa em um círculo com cerca de 4 cm de diâmetro.


Aperte as bordas da massa, deixando-os mais finos. Coloque o recheio no meio da massa e com os dedos faça pequenas pregas, torcendo até que todo o recheio fique dentro da massa. Coloque cada nikuman sobre um pequeno quadrado de papel vegetal. Repita o processo com o restante da massa e recheio.


Cozinhar o Nikuman:
Leve ao fogo uma panela de cozimento à vapor com água. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e coloque os pães (com o papel vegetal), deixando espaço entre eles para que possam crescer. Tampe e deixe-os cozinhar no vapor de 10 a 20 minutos.

Observe se os pães aumentaram de volume, aumente o fogo. Quando a água ferver novamente, reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo e sirva.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade