Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você sabia?

Consumir sorvete pode amenizar dor na garganta

Samuel Fernandes - Folhapress
31 mai 2023 às 18:04
- Jonathan Borba/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O caso de um médico demitido após receitar sorvete e videogame para uma criança com dor de garganta suscitou uma antiga dúvida. Afinal, é recomendado consumir alimentos ou líquidos gelados ao ter uma inflamação na garganta?


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo a Prefeitura de Osasco, município da Grande São Paulo onde ocorreu o atendimento, o médico havia informado que a substância seria positiva, já que o sorvete iria amenizar a irritação. O ponto é reiterado por especialistas e agências internacionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Imagem de destaque
Arrase!

Maçã para todos os gostos em nove receitas de arrasar


Por exemplo, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) informa que chupar cubos de gelo, picolés e pastilhas é uma medida para diminuir a dor de garganta. O NHS, serviço de saúde pública do Reino Unido, também fornece uma orientação semelhante.

Publicidade


No que diz respeito a pesquisas científicas, um artigo publicado em 2020 examinou o efeito de vapor gelado e cubos de gelo em pacientes com dor de garganta e rouquidão após passarem por cirurgias.


Cento e vinte pessoas participam do estudo e foram divididas igualmente em quatro grupos: um que utilizou as pedras de gelo, outro exposto ao vapor gelado, o terceiro que acessou ambas as intervenções e o último, o placebo, que não passou por nenhuma das medidas analisadas no estudo.

Publicidade


Horas depois, a dor de garganta e a rouquidão foram analisadas. Observou-se que os três grupos submetidos às intervenções, quando são comparados com o placebo, apresentaram melhora no incômodo. Em relação à rouquidão, não foram registradas alterações significativas em nenhum dos grupos.


"Aplicação de vapor gelado, absorção de cubo de gelo e absorção de cubo de gelo com aplicação de vapor gelado foram efetivas em reduzir dor de garganta, mas foram ineficazes como tratamento para rouquidão", escrevem os autores da pesquisa.

Publicidade


Luciano Gregório, otorrinolaringologista do Hospital Albert Einstein, explica que, por haver estudos em pacientes submetidos a substâncias geladas após cirurgias, pode ocorrer a recomendação do "uso de alimentos gelados para ajudar na dor".


Mas o mesmo não pode ser dito para outros tipos de inflamações na garganta, como as bacterianas, já que faltam pesquisas para esses casos. "Não existe nenhum outro estudo que corrobore o uso em pacientes com dores de garganta por infecção, por exemplo. Então, realmente só no pós-operatório que eu costumo usar no consultório."

Publicidade


As explicações de por que temperaturas mais baixas diminuem a irritação na garganta perpassam pelo processo inflamatório no local. "Os alimentos frios muitas vezes reduzem os fatores que causam a inflamação local, fazendo então com que haja uma redução desse desconforto", diz Roberta Pilla, otorrinolaringologista membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).


Gregório também cita o fluxo sanguíneo na região. "A diminuição do fluxo sanguíneo causado pela baixa temperatura pode interromper a sinalização do nervo que está enervando a região e que dar a sensação de dor."


Por outro lado, alimentos quentes não são muito bem-vindos. Raquel Stucchi, infectologista e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), indica que esses produtos podem piorar o quadro. "Se eu tenho uma inflamação na garganta e tomo chá ou sopa quente, vai piorar."


De toda forma, casos mais sérios de dor de garganta precisam ser avaliadas por um profissional. Pilla afirma que se o incômodo estiver associada a febre muito intensa, problemas para engolir ou se a dor de garganta continuar por dias, o melhor é procurar um médico.


Imagem
Sorvete frito crocante delicioso e bem simples de fazer
Sorvete frito crocante delicioso e bem simples de fazer
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade