Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Cuidado com a ceia de Natal: “coma alimentar” pode prejudicar o sono

Redação Bonde com assessoria de imprensa
24 dez 2021 às 07:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialista do sono alerta para alimentos que devem ser consumidos com moderação na época de festas 


O Natal está logo aí e, com ele, chega o espírito natalino, a troca de presentes e, principalmente, um cardápio repleto de guloseimas. No entanto, na época de festas, é importante ficar atento ao consumo de determinados alimentos para não sofrer o que se chama de “coma alimentar”, aquela sensação de sonolência depois das refeições, que pode prejudicar a qualidade do sono e os momentos de relaxamento. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Como o nosso corpo precisa de muita energia para digerir os alimentos, principalmente nessa época de festas, que costumamos comer mais, o ideal é comer 2 a 3 horas antes de dormir, para dar ao corpo tempo suficiente para a digestão. Assim, a temperatura corporal fica mais equilibrada, permitindo uma boa noite de sono”, explica a dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma – The Sleep Company.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Para garantir um sono de qualidade no final do ano, veja alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação durante a ceia de Natal: 

Publicidade


Queijo: Como é um alimento rico em tiramina, que induz a produção de noradrenalina, estimula o cérebro e o mantém acordado por mais tempo. Além disso, como é de difícil digestão, o corpo permanece nas fases de sono REM por mais tempo do que o normal, impedindo de descansar totalmente à noite.


Doces: Quem não gosta de rabanadas ou doces natalinos? Entretanto, é melhor evitar as guloseimas antes de dormir. Os doces aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, mas despencam durante o sono. Com isso, as glândulas suprarrenais enviam um alerta de que há algo errado, aumentando os níveis de cortisol e podendo despertar o corpo do sono.


Cafeína: Se consumida perto da hora de dormir, a cafeína pode interferir nos ritmos circadianos da melatonina, atrasando o início do sono. 


Álcool: O excesso de bebidas alcoólicas prejudica a fase do sono REM, o que faz com que as pessoas acordem após poucas horas de sono e torna difícil voltar a dormir. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade