Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda a fazer

Descubra como fazer alho negro em casa!

Alho Negro do Sítio
25 set 2020 às 13:13
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. A ele são atribuidos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol e estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


Além disso, o alho negro é incrivelmente saboroso. Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É um verdadeiro convite para as criações gastronômicas mais diversas!

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Uma espécie exótica?

Publicidade


Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho!



Como fazer alho negro em casa

Publicidade


O alho negro é produzido simplesmente a partir da aplicação de tratamento térmico, sem nenhum aditivo ou conservante, apenas o alho com a casca ou descascado.


Confira abaixo a forma mais simples e barata de fazer o alho negro em casa.

Publicidade


1. Coloque o alho em uma panela elétrica no modo "manter a temperatura".


Lembre-se que o cheiro do alho acaba se impregnando na panela, portanto, é aconselhável adquirir uma panela elétrica para uso específico para o alho negro. É possível encontrar panelas novas de até 100 reais.

Publicidade


2. O cheiro nos primeiros dias é forte, em especial nos primeiros 7 dias, então é recomendável manter a panela em uma área externa. Se possível, dentro de uma caixa, para garantir um melhor isolamento e evitar a perda de energia. Aguarde de 10 a 16 dias.


3. Não deixe passar do ponto para não ficar amargo. Quando a coloração ficar como um chocolate preto é porque está praticamente pronto. Desligue da tomada e deixe descansando na panela até esfriar.

Publicidade


4. Se possível, deixe o alho maturar em um local arejado durante 1 mês. Assim ele ficará menos ácido e com sabor mais robusto.


Dicas essenciais!

Publicidade


1. É muito importante utilizar alhos de qualidade, graúdos e frescos.


O alho é colhido uma vez ao ano aqui no Brasil. Apesar de importarmos mais de 50% do alho consumido aqui da China, Argentina, Espanha nas entre-safras, procure utilizar o alho o mais fresco possível e não esqueça de valorizar o produtor nacional! :)


2. Manter a umidade é essencial.

Evite abrir a tampa desnecessariamente fazendo escapar toda a umidade da estufa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade