Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vem aprender!

Descubra quais são os nutrientes para prevenção do Alzheimer

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 fev 2021 às 17:32
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Fevereiro Roxo é o mês destinado para a conscientização da doença de Alzheimer. Fatores de risco como o histórico familiar e a idade aumentam as chances de desenvolvimento deste transtorno mental e comportamental que leva à redução das funções cognitivas de forma progressiva, ocasionando dificuldades básicas na rotina diária como escovar os dentes e tomar banho.


Por outro lado, um estilo de vida que inclui alimentação saudável associado à prática regular de atividade física pode atuar na prevenção da doença e de seus sintomas. Marcela Mendes, nutricionista do Mundo Verde, rede referência em saúde e bem-estar, apresenta dicas de nutrientes para incluir no dia a dia e também esclarece seus benefícios e em quais alimentos é possível encontrar. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1ª dica: As vitaminas do complexo B (destaque para B1, B6, B9 e B12) têm forte relação com o funcionamento cerebral e a redução de substâncias que aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


Onde encontrar: Nos peixes, leguminosas, oleaginosas, carnes, leites e derivados.

Publicidade


2ª dica: Com alto poder antioxidante e anti-inflamatório, as vitaminas C e E protegem os neurônios do estresse oxidativo e do envelhecimento.


Onde encontrar: Em alimentos como as frutas cítricas (limão, abacaxi e na laranja) e em vegetais de folha verde (couve, espinafre, agrião, brócolis). Já a vitamina E, pode ser encontrada em óleos vegetais, sementes, azeite e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas;

Publicidade


3ª dica: A vitamina D é importante para a saúde cognitiva, auxiliando na memória e na saúde cerebral.


Onde encontrar: A principal forma de obtenção da vitamina D é por meio da exposição solar, mas também pode ser consumida através da suplementação do consumo de alguns alimentos como vísceras, gema de ovo, peixes e laticínios;

Publicidade


4ª dica: O Selênio atua como antioxidante, prevenindo as células contra a agressão dos radicais livres e consequentemente, do envelhecimento. Forte atuação na saúde cerebral e prevenção de doenças como a de Alzheimer.


Onde encontrar: Oleaginosas, em especial a castanha-do-Brasil, carnes, ovos e peixes;


5ª dica: O Ômega 3, principalmente de origem animal, uma gordura fonte de EPA e DHA, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. Atua como anti-inflamatório cerebral, ajuda na memória e cognição.

Onde encontrar: Atum, sardinha e salmão, óleos vegetais (canola, soja e linhaça), algas, nozes, sementes de linhaça e chia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade