13/05/21
PUBLICIDADE
Bom de todo jeito!

Dia do café: aprenda diferentes formas de fazer café

Pixabay
Pixabay


Em 14 de abril é dia do café e o Brasil é o segundo país que mais consome café no planeta. O consumo brasileiro representa cerca de 13% do mundial, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Com essa porcentagem, o país fica atrás apenas dos Estados Unidos.


Esse queridinho dos brasileiros é de origem africana e não possui registros históricos de como começou a ser consumido. Uma lenda diz que um fazendeiro teria percebido que as ovelhas mudavam de comportamento ao se alimentar do pé de café e por isso teria experimentado.

O café ganha importância no mercado internacional a partir do século XVIII e já foi um dos produtos mais importantes da economia brasileira. Para celebrar o dia do café, selecionamos diferentes formas de preparar o famoso cafézinho que não precisam de cafeteira elétrica:

Café coado

Pixabay
Pixabay


Com coador de pano ou de papel, o café coado é um dos mais presentes nos lares brasileiros. Esse processo é bem simples, basta colocar o pó no coador - recomenda-se cerca de uma colher de sopa de pó para cada 100ml de água, mas isso varia de acordo com as preferências pessoais - e adicionar a água quente, sem ferver, aos poucos. Assim o café vai passar pelo coador para o recipiente em que vai ser armazenado. O café pode ser filtrado em uma garrafa térmica, em um bule ou direto em uma xícara se o consumo for individual e imediato. O resultado desse processo é mais suave e menos amargo.

Cafeteira Italiana (moka)

iStock
iStock


Fazer café com a cafeteira italiana é muito fácil! Esse método é um dos mais populares na Europa e resulta em um café encorpado e aromático. Ela é formada por três partes, a interior é onde é colocada a água, a parte do meio - que é um pequeno funil - é onde vai o pó de café, depois de colocados esses dois é preciso rosquear a parte superior e levar ao fogo. Quando aquecida a água, ela vai passar pelo funil de café e ir para o recipiente na parte superior da cafeteira.

Prensa Francesa

iStock
iStock


Essa cafeteira também tem funcionamento simples: basta colocar o pó, que precisa ter uma moagem mais grossa, e a água quente, deixar descansar por alguns minutos e depois apertar a prensa da cafeteira. O pó vai ser empurrado para o fundo e o café ficará na parte superior do recipiente. O café feito na prensa francesa é encorpado e aromático.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Victória Vischi - Estagiária*
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados