Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doce, salgado, azedo e amargo

Dia do Umami: conheça a história do quinto gosto

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
25 jul 2019 às 14:31
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não há nada mais divertido do que uma comemoração, ainda mais se ela for saborosa. Nesta quinta-feira (25 de julho) é celebrada a data mais apetitosa do mundo gastronômico: o Dia do Umami. Há 111 anos, o umami foi descoberto como o quinto gosto básico do paladar humano - ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – e é proporcionado pelo aminoácido ácido glutâmico, que está presente naturalmente em diversos alimentos, como tomate, cogumelo, milho e queijo parmesão.

Há quem pense que o umami existe há menos de 20 anos, quando pesquisadores confirmaram a existência de receptores para ele na língua. No entanto, a reviravolta no universo dos gostos aconteceu muito antes de 2000. Em 1908, o professor e pesquisador Kikunae Ikeda, ao degustar o dashi – caldo tradicional da culinária japonesa feito com alga kombu e peixe bonito –, percebeu um gosto diferente dos até então conhecidos. Após muitas pesquisas, ele conseguiu extrair da alga kombu o ácido glutâmico (glutamato livre) e teve a certeza de que aquele gosto saboroso realmente existia e estava presente em muitos alimentos que consumia diariamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O dia 25 de julho foi escolhido como o Dia do Umami por ser aquele em que o cientista Kikunae Ikeda concluiu os estudos e, consequentemente, a data em que o quinto gosto foi descoberto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


De lá para cá, novas pesquisas detectaram a existência de outras duas substâncias que proporcionam o quinto gosto: os nucleotídeos inosinato e guanilato. Além disso, estudos também confirmaram muitos benefícios relacionados à ingestão de alimentos umami, como a melhora na aceitação alimentar de, principalmente, crianças e idosos, a manutenção da higiene bucal, e o auxílio na redução de sódio e na digestão de proteínas.

Com informações do Portal Umami.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade