Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fonte nutricional

Entenda a importância do consumo de aveia além das fibras!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 mai 2020 às 14:13
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muito se fala sobre a importância do consumo de fibras alimentares, mas na prática a recomendação de ingestão diária não é atingida pela população. A pesquisa mais recente do IBOPE Inteligência apontou que 78% dos brasileiros afirmam consumir fibras no seu cotidiano, porém apenas 37% ingerem alimentos integrais mais de uma vez ao dia. Cerca de 74% dos entrevistados diz entender os benefícios das fibras no organismo, mas não sabem a diferença entre os seus tipos. A nutricionista e consultora da Vitao Alimentos, Karla Maciel, comenta que é muito importante as pessoas entenderem o papel de cada tipo de fibra para atingirem a quantidade adequada.

A nutricionista explica que há dois tipos de fibras, as solúveis e insolúveis, e que cada uma delas possui a sua importância para o equilíbrio corporal. "As do tipo solúveis atuam na retenção hídrica, melhorando a formação das fezes. Já as insolúveis agem estimulando de forma mecânica o intestino”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Karla uma boa fonte de ambas as fibras é a aveia integral. Este cereal possui qualidades e efeitos promissores para saúde, que inclusive são reforçados pela ciência. "Ela possui uma quantidade considerável de nutrientes, como proteínas, amido resistente, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e fibras alimentares, tanto solúveis como insolúveis. Além disso, é possível se beneficiar com o consumo regular da aveia, de alguns micronutrientes, destacando a vitamina E, folatos, zinco, ferro, selênio, cobre e manganês” destaca a nutricionista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Um dos componentes em maior proporção na aveia é a beta-glucana. Karla explica que ela é considerada um polissacarídeo vegetal resistente à digestão e absorção no intestino, capaz de auxiliar na produção de substâncias importantes para o organismo, além de atenuar a absorção de colesterol e glicose, o que favorece o equilíbrio no sangue. Uma revisão sistemática, realizada em 2015, avaliou 216 estudos que demonstraram a eficácia do consumo de beta-glucana, presente na aveia, na melhora de glicemia, resposta à insulina e concentração de colesterol no sangue. "Essa fibra também atua no reforço do sistema imunológico, devido à sua ação na ativação de neutrófilos, primeira linha de defesa contra infecções”, acrescenta a nutricionista.

Outro componente presente na aveia que merece destaque é a avenantramida, um antioxidante exclusivo que possui capacidade de reduzir a oxidação do colesterol, responsável pelo início da formação de placas de gorduras nas artérias, processo chamado de aterosclerose. Por conta de tais propriedades, o consumo regular de aveia diariamente contribui com a saúde cardiovascular e favorece a longevidade saudável.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade