Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bebida alcoólica na dieta?

Especialista indica opções mais saudáveis para o happy hour

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mai 2019 às 14:48
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há quem não abra mão daquela cervejinha após o expediente, ou ainda quem aproveite a chegada do inverno para ingerir várias taças de vinho. No entanto, é preciso levar em consideração que, assim como os alimentos, as bebidas também possuem calorias. Por isso, talvez você anule todo o seu esforço em evitar doces e em correr de manhã.


A especialista em nutrição Ermelinda Vela Bertoldi explica que as bebidas destiladas possuem um índice calórico muito alto, o que pode atrapalhar na hora da dieta. No entanto, segundo ela: "Devemos, sim, continuar fazendo programas que gostamos, como encontros com a família e amigos e happy hour. Devemos apenas realizar algumas alterações na hora de escolher o que vamos consumir". Ela aponta que um copo de chope de 200 ml, por exemplo, fornece 130 kcal, o mesmo valor calórico que um pão francês. "Por ser algo que não se precisa mastigar, as pessoas acabam não pensando na quantidade de calorias", complementa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim, para melhor visualização de como o álcool pode atrapalhar nos planos de uma alimentação saudável, Ermelinda apresenta como exemplo alguns itens bem comuns:

Leia mais:

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!


Divulgação
Divulgação


Com este quadro, é possível notar que artigos tão comuns como o chope e a cerveja possuem grande quantidade calórica em apenas um item – imagine então quando consumidos várias vezes na semana, ou várias doses em um mesmo dia, em uma conversa em um bar com os amigos.

Publicidade


A especialista reforça que para manter uma alimentação regulada e mesmo assim continuar aproveitando uns drinques, o ideal é escolher bebidas que não sejam muito doces, já que possuem menos açúcar e não sofreram o processo de fermentação natural. Além disso, outra opção seria substituir o açúcar por adoçante em alguns casos e evitar adicionar leite condensado a batidas, por ser um ingrediente rico em gorduras. Para isso, ela sugere a substituição por iogurte desnatado, uma opção pouco calórica mas que ainda dá sabor à mistura.


"Uma bebida bem menos calórica e que está bem em alta no momento é o gin. Ele possui em torno de 50 kcal por 100 ml e é uma ótima opção para substituir uma caipirinha", exemplifica. Segundo Ermelinda, esta bebida possui benefícios ao organismo. "A primeira receita foi criada no século XX, na Holanda. Desenvolvida para ser uma fórmula diurética de um medicamento que ajudava a tratar problemas renais, seu ingrediente principal é o zimbro, uma fruta conhecida por suas vantagens justamente ao sistema renal. Porém, em forma de medicamento, não possui muita eficácia", conta.

Publicidade


Ela aponta que o gin é uma bebida com aroma que agrada muitas pessoas e é considerada sofisticada, além de ser distribuída em todo o Brasil e no mundo.


"Já para quem gosta de vinho, ele é uma escolha melhor que o suco de uva, pois é rico em resveratrol e não é tão doce. Entre eles, o tinto seco é a melhor substituição, pois possui menos calorias que o tinto doce."


Fique atento: sempre 'inicie os trabalhos' bebendo água, pois assim matará a sede e hidratará os tecidos, diminuindo a quantidade de álcool ingerido. Outra dica da especialista é utilizar gelo nas concentrações de caipirinha, uísque, mojito e rum com o mesmo objetivo.

"Se quiser, pode abolir de vez o álcool até dos seus momentos de lazer. O nosso organismo o recebe como um agente estranho para ser metabolizado e acaba deixando suas outras funções de lado para focar no processo, atrapalhando o emagrecimento. Para isso, priorize bebidas como água com limão, que ajuda por ser diurética e por ter grandes quantidades de vitamina C, essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade