Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Quem não quer?

Festa Junina sem culpa e sem peso na balança

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 jun 2021 às 15:08
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Junho é mês de celebrações de São João e do início do inverno, ocasiões que levam, tradicionalmente, a pensar em delícias gastronômicas e ao consumo de mais calorias. Ainda que nos dias frios o corpo "peça” alimentos calóricos para manter a temperatura corporal estável e as guloseimas juninas sejam uma tentação para os apaixonados por doces, é possível manter o equilíbrio à mesa.


De acordo com a mestre em alimentação e nutrição e coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, professora Maria Fernanda Koch Temporal, seguir uma dieta equilibrada é essencial, seja qual for a ocasião ou a época do ano. "Mesmo no inverno, não há necessidade de alterar os hábitos alimentares, muito pelo contrário, é necessário que a alimentação seja saudável para que o sistema imune tenha um desempenho adequado, prevenindo doenças características da estação, como a gripe, por exemplo.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Frutas, verduras e legumes devem ser mantidos no cardápio durante o inverno. A sugestão é apostar em diferentes modos de preparo, como a utilização de verduras e legumes em pratos quentes, caldos e sopas, que além de nutritivos são reconfortantes nos dias frios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados


Festa junina em versão "mais leve”

Publicidade


Festas típicas famosas pelo cardápio super calórico - como o caso das guloseimas tradicionais de São João - não precisam ser excluídas da programação de quem prioriza a alimentação saudável.


A nutricionista Maria Fernanda lembra que os festejos juninos podem ser muito bem aproveitados com a adaptação de receitas e a substituição de ingredientes. Para ajudar nessa missão, ela ensina duas receitas.

Publicidade


Arroz doce integral:


- Ingredientes:

Publicidade


2 xícaras de chá de arroz integral
1 litro de leite desnatado
1 unidade de leite de coco light
2 colheres de sopa de coco ralado
4 colheres de sopa de adoçante culinário em pó
2 pedaços de canela em pau
2 unidades de cravo da índia


- Modo de preparo: Deixe o arroz de molho em água quente por uma hora, escorra e adicione água novamente até cobrir e passar três dedos do arroz. Deixe cozinhar. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até obter a consistência desejada.

Publicidade


Doce de abóbora sem açúcar


- Ingredientes

Publicidade


100 gramas de abóbora seca ralada
200 ml de suco de maçã
1 colher de café de canela em pó


- Modo de preparo: Em uma panela coloque a abóbora, o suco de maçã e a canela e deixe cozinhar até obter a consistência desejada.

Publicidade


Açúcar além do recomendado


Os cuidados e a preocupação com a Covid-19 levaram brasileiros a descuidar do que vai à mesa. Um estudo da Clínica Integrada de Atenção à Saúde do Centro Universitário Una, de Belo Horizonte, revelou que 40% dos pacientes analisados consumiram mais açúcar na pandemia do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Una e UniCuritiba integram o Ecossistema Ânima, uma das principais organizações de ensino superior do país.


A dica é dar preferência aos alimentos in natura. Isso porque a maioria dos produtos industrializados, explica a mestre em alimentação e nutrição Maria Fernanda Koch Temporal, tem em sua composição grande quantidade de açúcares, sódio e gorduras. Esses compostos contribuem para o ganho de peso e favorecem doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia (colesterol alto), diabetes, entre outras.


Benefícios da água


Além da alimentação equilibrada, a ingestão adequada de água traz benefícios à saúde. A indicação é consumir de 30ml a 40ml por quilo corporal ao dia. "Nosso organismo precisa de água para desempenhar todas as funções de maneira adequada, principalmente quando falamos em imunidade e prevenção de doenças”, ensina.

Outra recomendação é manter a rotina alimentar adequada, dividindo a ingestão diária em no mínimo seis refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, todas compostas por alimentos in natura como frutas, verdura, legumes, além de ovos, carnes magras e sementes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade