Notícias

Frio combina com feijoada: veja como preparar e servir um delicioso almoço à brasileira!

16 mai 2014 às 08:12

Quando chega o inverno ela faz sucesso na mesa dos brasileiros e pode ser servida em qualquer ocasião. Numa reunião entre amigos, no almoço de domingo com a família ou na festa de aniversário, uma bela feijoada é sempre bem-vinda!

Receita mais popular do que a feijoada não existe. E, ao contrário do que muita gente imagina, é fácil de preparar e rende muito. É o prato ideal para uma reunião informal e alegre. Confira as dicas para organizar um delicioso almoço à brasileira:


Feijoada para todos os gostos


Receita básica


● Duas xícaras (chá) de feijão-preto, 500 g de carne-seca magra e 370 g de paio servem 6 pessoas. Se gostar, coloque 500 g de pernil fresco em pedaços (sem gordura e sem pele) ou de lombo magro nessa receita básica.


● Caso queira acrescentar outros ingredientes, tais como linguiça, costelinha, bacon de pernil, orelha, pé e rabo de porco, não os misture à receita básica. Sirva-os à parte, pois nem todos os convidados gostam das carnes mais gordurosas.


● Se optar por uma feijoada completa, com todos os ingredientes juntos, aumente a quantidade de feijão na mistura.


● Se usar carnes salgadas, como lombo salgado e carne-seca, lembre-se que é preciso dessalgá-las antes de acrescentá-las à receita: lave-as e deixe-as de molho de 8 a 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.


● Para deixar a feijoada mais leve e menos gordurosa, ferva por alguns minutos todas as carnes antes de cozinhá-las. A fervura ajuda a soltar o excesso de gorduras. Repita esse processo duas ou três vezes, dependendo da quantidade de gordura dos ingredientes.


Para abrir o apetite


● Torresmo e mandioca frita são as entradas tradicionais da feijoada.


Acompanhamentos certeiros


● Arroz, farofa, vinagrete, molho de pimenta, couve refogada com cebola, banana à milanesa e fatias de laranja.


Bebidas


● Batidas, caipirinhas e cerveja combinam com feijoada, mas devem ser consumidas com moderação.


● Sucos de frutas naturais, servidos em jarras de vidro, e água também são boas opções.


Para finalizar


● Como sobremesas, aposte em doces brasileiros, como compotas de frutas, cocada ou goiabada com queijo. Clique aqui e confira uma seleção de doces caseiros fáceis de fazer.


● Frutas frescas, como abacaxi, laranja e mexerica são leves, refrescantes e menos calóricas.


Reprodução


Mesa nota 10!


● Forre a mesa principal e as mesinhas de apoio com um tecido rústico, como chita ou linhão.


● Sirva a feijoada e seus acompanhamentos em travessas ou panelas de barro, que conservam o calor por mais tempo e dão charme à mesa.


● Em um aparador, coloque os pratos, talheres – de preferência com cabo de madeira – copos e guardanapos.


● Decore as mesas com vidros e garrafas transparentes de pimentas coloridas. (Fonte: Sadia)


Preto ou branco, o feijão ainda rende outros pratos quentes e saborosos. Confira na galeria opções deliciosas feitas com esse ingrediente que é a cara do Brasil:


Continue lendo