É hora de aprender como fazer Gin Tônica! O drink que nos permite explorar e conhecer novos sabores dentro da coquetelaria clássica.
É uma das bebidas favoritas da Grã-Bretanha e também uma das mais simples – com apenas quatro ingredientes: Gin, tônico, gelo e enfeite. Todas elas contribuem para a perfeição da bebida tão amada no mundo todo.
Você pode se surpreender ao saber, então, que o gin e o tônico têm uma história longa e complexa, cheia de intrigas, que escondem sua combinação simples.
Leia mais:
Salpicão: clássico das festas, faça 10 receitas saborosas
Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas
Jurado do MasterChef vende por R$ 70 doce que imita arte de banana de R$ 36 milhões
Rúcula está na época em dezembro: faça 12 receitas fáceis e deliciosas
GIN COMO PRESCRIÇÃO MÉDICA
Muitos afirmam que Gin foi inventado no século 16 em Leiden, na Holanda, pelo Dr. Sylvius de Bouve e foi originalmente prescrito como tratamento médico, pensado para ajudar na circulação.
Gradualmente, foi para o Reino Unido, onde, devido em parte ao seu baixo custo, tornou-se a bebida preferida. Em 1750, mais de 11 milhões de galões eram consumidos pelos londrinos anualmente. Eventualmente, uma série de leis restringiu o consumo e importação da bebida em meados do século XIX. Então. o Gin passou a ser considerado uma bebida de classe alta.
Em 1857, a Coroa Britânica assumiu o governo da Índia, e mais britânicos começaram a chegar ao subcontinente indiano e outros locais de clima quente. No entanto, os primeiros imigrantes lutaram contra a devastação da malária no clima tropical – sem mencionar o escorbuto durante as longas viagens marítimas. Qual foi cura acidental foi capaz de afastar essas duas doenças? O gin e o tônico!
Naqueles dias, a água tônica possuía forte adição de quinino, um extrato da cinchona sul-americana. Essa substância era eficaz no tratamento da malária, mas de sabor muito amargo.
Portanto, a adição de gin, açúcar, gelo e frutas cítricas era a maneira perfeita de temperar a amargura e tornar o quinino palatável e altamente eficaz no tratamento de malária. Como bônus: a inclusão de limas impedia o escorbuto.
Era a mistura perfeita para afastar doenças e criar um novo drink que se tornaria um dos preferidos do mundo..
COMO PREPARAR A GIN TÔNICA?
A base dele pede 50 ml de gin para 150 ml de tônica, seguindo sempre a medida de 1 para 3.
Para prepará-lo, adicione em um copo longo o Gin, complete com gelo, agregue com ingredientes escolhidos e a tônica.
Dentre as possibilidades, recomendamos:
Frutas cítricas:
- Limão – tahiti, siciliano, galego
- Laranja
Ervas:
- Tomilho
- Alecrim
Especiarias:
- Anis estrelado
- Pimenta rosa
- Outras especiarias aromáticas