Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economize

Inflação dos alimentos: 6 dicas para economizar nas compras de supermercado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 set 2020 às 15:30
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a pandemia, os gastos com bebidas e alimentos voltaram a ser o maior peso no orçamento das famílias brasileiras. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) representam 19,97% do orçamento das famílias brasileiras. No mês de agosto, o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) subiu 2,44% em 12 meses enquanto a inflação dos alimentos subiu 8,83% no período. Com o isolamento social, as pessoas se movimentaram menos e com o bares e restaurantes fechados, as vendas em supermercados dispararam. A maior demanda na é um dos fatores que pressionou a alta nos preços dos alimentos.


Segundo Anderson Locatelli, diretor executivo da Troco Simples - startup que simplifica transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie -, para economizar na hora da alimentação vale o mesmo princípio básico de toda economia financeira: planejamento. O especialista ainda comenta que toda moedinha na hora das compras é dinheiro. "Para muitos, os centavos encostados na gaveta podem não parecer muito dinheiro. No entanto, se você for somar tudo no final do mês, verá que o peso dessas moedas deixadas de lado é grande nas suas finanças”, afirma. Pensando nisso, Locatelli separou 6 dicas para economizar durante as compras familiares de supermercado:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Conheça a sua inflação:

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


Para saber como a inflação de cada item impacta no seu orçamento, vale registrar os preços de produtos que você mais consome ao longo do tempo. Fazendo um planejamento é possível saber quanto é o seu gasto por mês, e vendo as diferenças de um mês para o outro e de um ano paro outro, saberá como está a sua inflação.

Publicidade



Faça uma lista de compras


Antes de sair de casa faça uma lista de tudo o que precisa comprar. É importante para você comprar apenas o que necessita, além disso diminuiu o tempo no supermercado. Lembrando que não há motivos para estocar comida dentro de casa. Comprar a quantidade certa para o número de pessoas da família pode evitar mais despesas no orçamento final.

Publicidade



Maneire no estoque


Evite compras compras mensais muito grandes, que ocupam espaço e podem passar da validade. Ir uma vez por semana ou a cada 15 dias ao supermercado pode ser favorável para aproveitar as ofertas. Comprar algo que já tenha em casa e que vá durar meses, como produtos de limpeza, também não é financeiramente interessante.

Publicidade



Fique atento às promoções


Muitos supermercados têm dias especiais de produtos de limpeza e higiene, ou dia em que o hortifruti está mais barato. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, você pode escolher o dia que compensa mais ou que é mais vantajoso.

Publicidade



Pesquise preços de outros estabelecimentos


Uma forma de economizar nas compras é comparar preços de outros estabelecimentos. Lembre-se que um produto pode estar na promoção em uma loja e na outra não. Vale ressaltar que não importa qual seja a mercadoria desejada, você sempre precisa pesquisar os valores dos produtos que quer comprar.



Invista em pagamentos em dinheiro

Com dinheiro na carteira, fica mais fácil fazer um controle do que está gastando. Além disso, ao final das compras em dinheiro é possível receber o troco digital. Com a solução da Troco Simples, ao invés do consumidor receber o troco em moedas ou notas de pequeno valor, o troco vira crédito no próprio CPF. A vantagem é que crédito fica rendendo em nuvem e ainda pode ser usado para comprar em outros estabelecimentos parceiros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade