Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Mundial do Hambúrguer

Já sabe qual cerveja harmonizar com seu hambúrguer?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 mai 2019 às 16:45
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer, um dos lanches mais consumidos e adorados do mundo. Ele foi criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo, que deu origem ao seu nome. A combinação de pão, carne e queijo dá água na boca. Ainda mais com uma bebida gelada para acompanhar!


Com o avanço dos hambúrgueres gourmet e a incrementação do prato com novos ingredientes, as cervejas artesanais ganharam espaço nas mais diversas harmonizações, que podem fazer toda a diferença na hora de saborear o prato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para você que quer aprender a fazer a combinação perfeita para celebrar este dia, a cervejaria Leopoldina disponibilizou algumas dicas para harmonização, confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


Hambúrguer tradicional

Publicidade


O tradicional lanche com carne bovina nunca sai de moda. O queridinho de muitos pode ter diversas variações, mas sempre mantendo a base: pão, carne e queijo. Para este prato, nada como uma APA (American Pale Ale) para harmonizar. Este tipo de cerveja é um estilo clássico americano, no qual o lúpulo é o protagonista. Elaborada com a técnica dry hopping, que possibilita a inserção do lúpulo durante o longo processo de maturação, revela o intenso aroma cítrico do lúpulo, com sabor e amargor característicos. O malte extra pale maris otter é responsável pela coloração dourada e resulta em uma bebida de grande equilíbrio, garantindo a perfeita harmonia com o perfil refrescante do lúpulo.


Hambúrguer de costela

Publicidade


Esta receita diferenciada, além de muito suculenta, é ideal para quem aprecia sabores intensos. Para combinar, as IPA’s têm como estrela o lúpulo e vão bem com comidas gordurosas, pois ajudam a limpar o paladar. Por isso, a melhor companhia é a India Pale Ale, com aroma de notas tropicais, cítricas e florais. Possui uma coloração de cobre avermelhado, é marcante, encorpada e muito equilibrada.


Hambúrguer de linguiça

Publicidade


O hambúrguer de linguiça é um prato extremamente apetitoso, com o sabor característico, aliado à considerável presença de gordura. Por isso, é preciso uma cerveja com personalidade marcante para a harmonização, como a Red Ale. Esta bebida reduz a presença da gordura no palato. Pertence ao grupo das Ale – cervejas de alta fermentação, com maior complexidade de aromas – e se destaca pela elegante coloração e pelas intensas notas maltadas. A coloração rubi e seu característico corpo fazem dela uma cerveja incrivelmente gastronômica. Não filtrada, com generoso colarinho e excelente textura, apresenta notas aromáticas de caramelo e toffee em perfeito equilíbrio com as terrosas nuances do lúpulo.


Hambúrguer de picanha

Publicidade


Esta carne nobre tem um leve sabor defumado, sendo ideal para harmonizar com uma cerveja elaborada com maltes tostados, como a Porter. É uma cerveja escura, encorpada e elegante elaborada mediante a seleção de tradicionais maltes ingleses, garantindo notas de chocolate e café. Seu lúpulo agrega complexidade ao aroma e aporta um delicado amargor, garantido perfeita harmonia com as notas do malte. Se o lanche for preparado com molho barbecue, também pode ser um interessante acompanhamento para este rótulo.


Hambúrguer de frango

Publicidade


O hambúrguer de frango tem menos calorias e gorduras do que a versão bovina. Este tipo de prato casa muito bem com a Pilsen Extra, que é elaborada com maltes especiais e lúpulos da região de Pilsen, na República Tcheca, um dos locais mais conceituados na produção cervejeira no mundo. A coloração amarelo-dourado e sua refrescância fazem dela a mais pedida entre todas as cervejas. Não filtrada, com um colarinho branco de excelente textura e consistência, apresenta aromas de notas florais e levemente maltadas.


Hambúrguer de peixe

Publicidade


Para quem gosta de comidas mais leves ou não consome carne vermelha, os inusitados, mas não menos saborosos hambúrgueres feitos à base de peixes podem ser uma ótima opção. E para harmonizar, que tal uma Session Pale Ale? Elaborada com maltes especiais e lúpulo europeu, este estilo de cerveja tem como principal característica o frescor. É uma cerveja extremamente versátil, ideal para todas as ocasiões. Não filtrada, com colarinho duradouro e de textura cremosa, apresenta aromas frutados com ligeiras nuances florais e cítricas. A sugestão é apostar em molhos mais intensos e com presença picante.


Hambúrguer vegetariano

Os vegetarianos estão em alta na onda gourmet! Se trocarmos os ingredientes de origem animal por vegetais ou grãos, é possível fazer diversos tipos de hambúrgueres vegetarianos muito saborosos e saudáveis. E se você está em dúvida sobre qual cerveja combinar com este tipo de prato, a Weissbier é uma ótima opção. Este rótulo é extremamente refrescante e é elaborada com malte de trigo e de cevada. A Weissbier não é filtrada, apresenta
aspecto turvo de coloração amarelo palha, sabor leve e frutado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade