Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Julgamento em Londrina vai definir ganhadores do 21º Café Qualidade Paraná

AEN
19 out 2023 às 16:00
- IDR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A prova de xícara dos lotes inscritos na 21ª edição do concurso Café Qualidade Paraná inicia na segunda-feira (23) e prossegue até sexta (27). As avaliações serão no Centro de Qualidade do Café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), em Londrina.


Em 2023, foram inscritos 132 lotes — 89 na categoria natural e 43 processados pelo método cereja descascado. Há representantes das regiões de Apucarana (Centro-Norte), Cascavel (Oeste), Cianorte (Noroeste), Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Ivaiporã (Vale do Ivaí), Londrina, Maringá (Noroeste), Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e Toledo (Oeste). “Pela primeira vez na história do concurso temos na disputa concorrentes de todas as zonas cafeeiras do Estado”, diz Paulo Sérgio Franzini, da comissão organizadora do certame. A lista dos cafeicultores que disputam o prêmio pode ser conferida AQUI.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando se fala em processamento natural, ou via seca, é o método em que os frutos são secados inteiros. No cereja descascado, também chamado de via úmida, a polpa do grão é retirada antes da secagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprenda agora!

Abacate: oito receitas deliciosas para você fazer já!

Imagem de destaque
Tá na época!

Banana: sete receitas deliciosas para desfrutar

Imagem de destaque
Oportunidade de empreender

Centro de Oficinas para Mulheres de Londrina promove curso grátis de produção de salgados

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval


Nesta fase acontece o julgamento das características físicas dos lotes, obedecendo os critérios determinados pela COB (Classificação Oficial Brasileira), com o objetivo de detectar defeitos como grãos quebrados ou avariados por insetos.

Publicidade


Os cafés aprovados seguem para a prova de xícara, em que são julgados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês).


Os vencedores serão divulgados em 30 de novembro, em Mandaguari (Região Metropolitana de Maringá), durante a solenidade de encerramento do concurso na Associação Atlética Cocari, com início às 9h. Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da Bolsa de Valores brasileira (B3) no dia anterior (29), mais 50% de ágio.

Publicidade


O concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.


O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Bratac Seda, Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Crea-PR ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Faep (Federação de Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Prefeitura de Mandaguari, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

Publicidade


Serviço


21° Concurso Café Qualidade Paraná

Publicidade


Julgamento: avaliação física (16 a 20) e prova de xícara (23 a 27) dos lotes


Horário: 8h às 17h

Publicidade


Local: Centro de Qualidade do Café, na sede de pesquisa do IDR-Paraná em Londrina (rodovia Celso Garcia Cid, km 375)


Solenidade de divulgação e premiação dos vencedores

Publicidade


Data: 30 de novembro


Horário: 9h


Local: Associação Atlética Cocari, situada na BR 376, km 395 - em Mandaguari


Imagem
André Trindade aposta em apoios de Kireeff e Moro para tentar Prefeitura de Londrina
Aliado político e amigo pessoal do ex-prefeito Alexandre Kireeff (2013-2016), o advogado e corretor de imóveis André Trindade oficializou na última semana sua pré-candidatura à Prefeitura de Londrina pelo União Brasil.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade