A prova de xícara dos lotes inscritos na 21ª edição do concurso Café Qualidade Paraná inicia na segunda-feira (23) e prossegue até sexta (27). As avaliações serão no Centro de Qualidade do Café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), em Londrina.
Em 2023, foram inscritos 132 lotes — 89 na categoria natural e 43 processados pelo método cereja descascado. Há representantes das regiões de Apucarana (Centro-Norte), Cascavel (Oeste), Cianorte (Noroeste), Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Ivaiporã (Vale do Ivaí), Londrina, Maringá (Noroeste), Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e Toledo (Oeste). “Pela primeira vez na história do concurso temos na disputa concorrentes de todas as zonas cafeeiras do Estado”, diz Paulo Sérgio Franzini, da comissão organizadora do certame. A lista dos cafeicultores que disputam o prêmio pode ser conferida AQUI.
Quando se fala em processamento natural, ou via seca, é o método em que os frutos são secados inteiros. No cereja descascado, também chamado de via úmida, a polpa do grão é retirada antes da secagem.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Hortelã está na época em dezembro: prepare 14 receitas saborosas
Chef ensina 5 receitas para ceias que aproveitam os alimentos na totalidade
Nesta fase acontece o julgamento das características físicas dos lotes, obedecendo os critérios determinados pela COB (Classificação Oficial Brasileira), com o objetivo de detectar defeitos como grãos quebrados ou avariados por insetos.
Os cafés aprovados seguem para a prova de xícara, em que são julgados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês).
Os vencedores serão divulgados em 30 de novembro, em Mandaguari (Região Metropolitana de Maringá), durante a solenidade de encerramento do concurso na Associação Atlética Cocari, com início às 9h. Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da Bolsa de Valores brasileira (B3) no dia anterior (29), mais 50% de ágio.
O concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.
O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Bratac Seda, Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Crea-PR ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Faep (Federação de Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Prefeitura de Mandaguari, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.
Serviço
21° Concurso Café Qualidade Paraná
Julgamento: avaliação física (16 a 20) e prova de xícara (23 a 27) dos lotes
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Qualidade do Café, na sede de pesquisa do IDR-Paraná em Londrina (rodovia Celso Garcia Cid, km 375)
Solenidade de divulgação e premiação dos vencedores
Data: 30 de novembro
Horário: 9h
Local: Associação Atlética Cocari, situada na BR 376, km 395 - em Mandaguari