Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação

Lanches intermediários: saiba como colaboram para o bom funcionamento do metabolismo!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 ago 2020 às 17:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com uma jornada de trabalho de cerca de oito horas diárias, os trabalhadores permanecem, em média, 33% do tempo nos ambientes profissionais. Isso sem contar o tempo dedicado aos estudos e outras tarefas cotidianas. Com uma rotina atribulada, o consumo de alimentos saudáveis nesse período pode ser afetado, por isso, é recomendável investir nos lanches intermediários, que devem ser realizados entre as principais refeições, como por exemplo, entre o café da manhã e o almoço.


Os lanches intermediários são importantes para que o corpo mantenha o metabolismo equilibrado e não fique um longo tempo sem receber nutrientes. Dessa forma, algumas opções são os iogurtes desnatados, que são fontes de cálcio para prevenção e combate à osteoporose; sementes como a chia, o gergelim e a linhaça, que fornecem energia ao corpo, além de auxiliar na regulação do intestino; e frutas da época, que são mais saborosas, ricas em nutrientes e tem custo mais baixo durante o período natural de safra. De acordo com o livro "Alimentação escolar: promovendo a saúde do futuro”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, algumas opções para setembro são a banana, a laranja e o abacaxi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estudante de nutrição, Juliana Fonseca, de 22 anos, relata que no intervalo entre o almoço e jantar, costuma consumir no mínimo uma fruta. "Busco saciar a minha fome durante esse período com ao menos uma fruta. A maçã é um exemplo”, afirma. As frutas colaboram para a redução de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, o diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares. Outras opções, principalmente no período vespertino, são as torradas integrais, que são fontes de carboidratos, acompanhadas de ricota ou patês, além de biscoitos de arroz integral e chás que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Às pessoas que trabalham durante a noite, algumas alternativas são as saladas, que têm uma composição mais elaborada, com a presença de legumes crus e cozidos e verduras, garantindo a ingestão de vitaminas, minerais e fibras, aliada a uma fonte de proteína, como o frango ou carnes magras. Sanduíches leves, como pão integral com queijo branco e verduras, também são opções válidas. A nutricionista da Secretaria, Katlly Evillim, ressalta a presença das frutas oleaginosas. "As castanhas e nozes, por exemplo, desempenham um importante papel na manutenção da boa saúde, além de serem ótimas opções de lanches práticos e rápidos, proporcionando maior tempo de saciedade ao indivíduo.”


Vale lembrar que as preparações intermediárias não substituem as refeições principais. Segundo o livro "Marmitas saudáveis”, também publicado pela Secretaria, pular refeições pode causar dois problemas graves: os quantitativos, quando não é consumido a quantidade satisfatória para suprir as necessidades do organismo, e qualitativos, quando as calorias ingeridas não são acompanhadas de boa qualidade nutricional.

Katlly destaca a relevância de consumir diferentes tipos de alimentos nas refeições para aquisição de nutrientes pelo corpo em quantidades suficientes. "A montagem deve contar com 50% de legumes e verduras variados, crus e cozidos; 25% de carboidratos e 25% de fontes proteicas, de origem animal e vegetal”, comenta. "Práticas saudáveis na alimentação proporcionam o bom funcionamento do organismo, fornecendo energia para a realização das atividades diárias além da prevenção de doenças”, completa a nutricionista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade