Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para não errar mais!

Manual do bolo perfeito: 7 dicas infalíveis!

Nestle
16 jul 2020 às 17:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Bolo perfeito é uma junção de sabor, beleza e cuidado em cada detalhe desde a seleção dos ingredientes até o modo de servir o bolo. Caprichado, bem recheado, cobertura linda, irresistivelmente saboroso. É de dar água na boca antes mesmo de degustá-lo. E você sabe como fazer o bolo perfeito? É uma arte que requer atenção e conhecimentos preciosos em cada fase da preparação.

Manusear corretamente os ingredientes, verificar a temperatura do forno e desenformar são alguns exemplos para se chegar ao resultado tão desejado. Selecionamos algumas dicas infalíveis para você se tornar uma (um) "boleira”(o) de respeito. Confira este manual do bolo perfeito!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Planejamento e seleção dos ingredientes para o bolo perfeito
- Antes de tudo, ler toda a receita. Depois, verificar se você tem todos os ingredientes necessários - na hora de comprar, se possível, escolher produtos de qualidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


- É importante confirmar a validade de cada ingrediente e separá-los na mesa ou na pia. Os itens que precisam estar em temperatura ambiente, retirá-los da geladeira com antecedência (no caso dos ovos e das gorduras, isso faz com que incorporem mais ar dando estrutura e leveza a massa).

Publicidade


Outras dicas de planejamento:
● Verificar se você tem assadeira apropriada - tamanhos inadequados podem interferir no cozimento da massa.


● Por fim, evite substituir ingredientes porque também pode ter consequências no sabor final.

Publicidade



Medidas de Ingredientes e cuidados na hora de incluí-los
- Medir precisamente os ingredientes é fundamental. Afinal, o excesso ou a falta influenciam no resultado final do bolo. Geralmente, usa-se medidores padrão (copos e colheres específicos) para secos e líquidos.


Detalhe: ao colocar os ingredientes nos medidores, não pressioná-los e, sim, passar uma colher ou faca na superfície para nivelar.

Publicidade



O preparo do bolo perfeito e fofinho
Agora que todos os ingredientes estão devidamente separados e você já sabe as medidas, mãos à massa. Primeiro, a assadeira deve ser untada (manteiga ou óleo) e polvilhada (farinha de trigo, amido de milho, fécula de batata, chocolate em pó, etc). Isso é fundamental para que a massa não grude e, assim, facilitando na hora de desenformar - diminuindo o risco de quebrar.


Um bolo, além de ser saboroso, precisa ser macio e fofinho. E para que isso aconteça, é necessário muito cuidado na hora de bater a clara do ovo em neve - processo de aeração para formar pequenas bolhas de ar. São elas que garantem a leveza da massa. Pode ser utilizado garfo, fouet ou batedeira. Caso a receita oriente sobre o tempo de batimento, seguir à risca. *Importantíssimo: quando a clara em neve estiver pronta, e for incorporá-la ao restante da massa, faça delicadamente para não perder o ar.

Publicidade


Os ingredientes secos devem ser peneirados para ficarem mais finos e facilitar a distribuição uniforme. A farinha de trigo e o cacau em pó, por exemplo, absorvem umidade externa, podendo formar pelotas. Peneirar ajuda a eliminar esses grânulos, deixando-os mais soltos. Isso é fundamental para evitar aquelas pelotas de farinha na massa do bolo.


Acrescente os ingredientes na ordem descrita na receita. Detalhe crucial: o fermento em pó é o último item a ser incorporado na preparação, para não enfraquecer sua ação.

Publicidade



Como assar o bolo e não deixar murchar!
Tudo dentro da forma, colocado com muito carinho e amor. Chegou o momento de assar e fazer o seu bolo perfeito crescer. É importante verificar a posição da grade do forno. A assadeira deve ficar na altura média. Preaqueça o forno a temperatura indicada na receita por pelo menos 10 minutos. Mas por quê? O forno demora para chegar a temperatura desejada, e o bolo precisa de calor, desde o início, para sofrer um choque térmico - o que promove seu crescimento.


Temperatura muito alta pode queimar a superfície do bolo e não assar completamente por dentro. Outro problema é que a massa cresce muito rápido e não dá tempo de formar a estrutura de sustentação (as bordas ficam altas e o meio afundado). Já a temperatura muito baixa, a massa não cresce de forma correta e fica "solada".

Publicidade


*Atenção: o forno não deve ser aberto antes da primeira metade do tempo total de cozimento, pois a diferença de temperatura faz o bolo murchar. Quando estiver quase próximo do tempo final indicado na receita, faça o teste do palito para saber se o bolo está realmente assado: é só espetar um palito de uso culinário na parte mais alta e central da massa, se o mesmo sair limpo, está pronto. Mesmo depois de assado, é bom deixar dentro do forno desligado, com a tampa semiaberta para esfriar aos poucos.



O cuidado na hora de tirar o bolo
Hmm..aquele cheiro de bolo assado tomando conta da cozinha inteira e se espalhando pela casa. É o momento de desenformar. Passe uma faca sem ponta ou uma espátula em toda a lateral da assadeira.


Bata, cuidadosamente, com a mão na parte externa da forma antes de virá-la, assim ajuda a soltar mais a massa. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, pode quebrar ou esfarelar, e se estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.



Como rechear e decorar o bolo
Bolo é bom. Mas bem recheado e com uma cobertura linda, é ainda melhor. Primeiro é preciso cortá-lo ao meio - a massa tem que estar totalmente fria, para não esfarelar. Use palitos de uso culinário para marcar o meio da lateral, cravando-os em todo o entorno, para você ter uma referência e evitar de cortar torto.


Com uma faca longa e de serra, comece cortando pela lateral, num movimento de vai-e-vem até completar o círculo todo. Outra opção é a linha de uso culinário: dê uma volta com a linha por toda a lateral, faça um nó e vá apertando, sempre com cuidado, para que o nó se encontre no centro do bolo.


Dica: ao invés de cortar o bolo pela metade, você pode preparar dois bolos mais finos e colocá-los um em cima do outro.


Agora é hora de rechear. Coloque todo o recheio no centro de uma das metades do bolo e, com uma espátula ou uma faca sem serra, espalhe o recheio do meio para as bordas. Desse modo, evita-se que o recheio se misture com migalhas soltas do bolo. Se você preferir, pode colocar o recheio dentro de um saco de confeitar para cobrir toda a superfície. Depois é só colocar a outra metade do bolo em cima da que foi recheada. Que tal algumas sugestões deliciosas de recheios? Prestígio, brigadeiro, creme branco com abacaxi.


Para colocar a cobertura é só seguir o mesmo processo do recheio: sempre do centro para as bordas. Se a cobertura for de chantilly, você pode soltar a imaginação fazendo desenhos na superfície com o auxílio de um garfo ou colher.



Como armazenar, congelar e o descongelar o bolo perfeito
Você sabia que a massa de bolo pode ser congelada e descongelada sem perder a qualidade? Assim, você pode deixar um bolo parcialmente feito, facilitando a montagem no dia que precisar: aniversário, comemoração com os amigos, um bate papo descontraído ou até mesmo os momentos inesperados em que dá aquela vontade de comer um bolinho.


Dica preciosa: armazenar a massa sem recheio e cobertura ajuda a conservá-la por mais tempo. Então, o ideal é congelar separadamente e depois montar tudo no dia que for servir.


Primeiro, coloque a massa do bolo em cima de um prato revestido com papel manteiga. Depois, sem cobrir, leve ao freezer e deixe por 1 hora ou até ficar firme - assim não vai grudar no papel. Retire do freezer e embale com papel alumínio ou plástico filme. Coloque novamente no congelador onde pode ficar armazenado por até 1 mês.


Por último, no dia em que for montar o bolo, retirar do freezer e deixar descongelar, sem desembalar, por 30 minutos em temperatura ambiente.

Pronto, agora você já sabe todos os segredos para fazer o bolo perfeito sem erros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade