Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia do Trigo

No Dia do Trigo, conheça as diferenças entre farinhas, germe e fibra do cereal

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 nov 2020 às 14:32
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 10 de novembro é celebrado do Dia do Trigo, segundo tipo de cereal mais cultivado em todo o mundo. No Brasil, o trigo é um ingrediente muito explorado em receitas de pães, massas, biscoitos e bolos. Em 2020, a importação de trigo pelo país deve atingir recorde de 7,3 milhões de toneladas, em um ano, devido ao aumento crescente na demanda, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Segundo a engenheira de alimentos Fabiane Costacurta, o cereal pode ser encontrado em diferentes versões, com diversas aplicações na culinária e impactos na saúde. "A forma como processamos o trigo faz com que o cereal retenha mais ou menos nutrientes quando o consumimos. Por exemplo, na farinha integral os nutrientes são mantidos e o resultado é um alimento rico em vitaminas, proteínas, minerais e fibras. As fibras alimentares podem promover uma melhora no funcionamento intestinal e prolongamento da sensação de saciedade”, explica a especialista em assuntos regulatórios da Jasmine Alimentos, empresa especializada em produtos saudáveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Farinha
A forma mais popular de uso do trigo é por meio da farinha. A farinha de trigo branca, ou refinada, é obtida a partir do processo de refinamento dos grãos de trigo. "Essa técnica faz com que parte dos nutrientes seja eliminada, mantendo apenas o glúten e o amido, com alto índice glicêmico. A farinha de trigo branca pode aumentar a taxa de glicose no sangue que está associada à obesidade e diabetes quando consumida em excesso”, afirma Fabiane.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Outra opção é a farinha de trigo integral, que é produzida por meio da moagem dos grãos inteiros do trigo, o que mantém a estrutura do farelo, garantindo a presença de nutrientes como as fibras solúveis e insolúveis, ferro, fósforo e magnésio. "A farinha de trigo integral é metabolizada de forma mais lenta e possui nutrientes indispensáveis na alimentação diária, que ajudam no bom funcionamento do organismo”, ressalta a engenheira de alimentos. A farinha de trigo integral também pode ser encontrada na opção orgânica.

Publicidade


Germe
Além da farinha, o trigo pode ser consumido como germe, que é o embrião do grão de trigo. "Essa é a forma mais nobre de consumir o trigo, por ser a parte que concentra a maioria dos nutrientes do cereal. É rico em vitamina E e do complexo B, que geram energia para o corpo”, explica Fabiane. Com sabor suave, o germe pode ser incluído na alimentação em vitaminas e sucos ou como substituto da farinha em massas de pão, bolo e pizzas. O ideal é não usar mais do que duas colheres de chá no cardápio diário.


Fibra
A fibra de trigo, também conhecida como farelo de trigo, é a camada externa do grão, obtida durante a moagem da produção da farinha. "É rica em proteínas, ferro e fibras. Ajuda a baixar os níveis de açúcar e colesterol do sangue, regulando diabetes e colesterol", afirma Fabiane.

Segundo a engenheira de alimentos, a fibra pode ser consumida em receitas doces ou salgadas, sem alterar o sabor, acompanhada da ingestão de água. "Beber água é indispensável para que as fibras possam desempenhar seu papel no organismo. Elas absorvem água e por isso a não ingestão de líquidos pode ocasionar uma paralização dessas fibras no intestino, causando efeito rebote no organismo. Quanto mais fibras na alimentação, maior a necessidade de hidratação", reforça.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade