A canjica pode ser encontrada em duas formas, a branca e a amarela. A canjica é rica em proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B. A fibra presente na canjica ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino e é um alimento isento de glúten.
O que prejudica a nossa saúde é a forma como fazemos a canjica e a quantidade que comemos, adicionando açúcar ou leite condensado, coco adoçado.
A nutricionista Renata Branco dá uma dica de canjica saudável para esquentar os dias frios de inverno. Para podermos aproveitar essa deliciosa sobremesa podemos substituir o açúcar por adoçante culinário, o leite de vaca pelo leite vegetal de coco, o coco ralado adoçado pelo coco sem açúcar e adicionarmos especiarias como canela em pau e cravo que irão adicionar mais nutrientes saudáveis e sabor a canjica.
Leia mais:
Árvore e guirlanda de Natal com queijos, aperitivos decorativos
Pudim: faça 17 receitas fáceis e deliciosas
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Mas lembrando que mesmo não tendo açúcar devemos comer com moderação.
Receita:
- 500g de canjica pré-cozida
- 1 xicara de coco ralado sem açúcar
- 1 xícara de xilitol
- 1 col de sopa de cravo
- 4 canela em pau
- Leite de coco 1,5 litro
- Colocar todos os ingredientes no fogo e ir mexendo até engrossar levemente o caldo em fogo baixo. Acrescentar o cravo e canela e abafar por mais alguns minutos e depois desligar o fogo.