Pesquisar

Canais

Serviços

Nicole Michalou/Pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Aproveite

Nutricionista e chef dão dicas para as festas de fim de ano

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 dez 2021 às 07:00
Continua depois da publicidade

As festas de fim de ano são muito aguardadas e têm o propósito de união e celebração. Como toda festividade, espera-se comida gostosa, que traga conforto e carinho. No entanto, esse cenário também é propício para exageros. Ainda assim, é possível seguir algumas dicas que ajudam a aproveitar ainda mais o momento de confraternização com equilíbrio.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Já escolheu o menu festivo? O Bonde tem uma infinidade de opções para todos os gostos. Escolha!

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Para Ana Maria Moura nutricionista do programa Mais Saúde da Sodexo On-site Brasil, muitos casos de mal-estar ou aquela sensação de ‘estufamento’ surgem logo depois da ingestão de refeições pesadas, com alto teor de gordura. “Geralmente, as comidas de festas são mais gordurosas e para economizar tempo acabamos optando por molhos ou refeições já prontas. Uma aposta para fugir disso, é utilizar temperos naturais como cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta e coentro no preparo. Eles são ótimos substitutos do sal, açúcar, óleos e gorduras, que devem ser utilizados em menor quantidade para não prejudicar a saúde”, comenta.


Outra dica é fazer um lanche saudável antes da festa - assim, você evita os exageros. Além disso, tenha prazer com cada escolha, saboreie cada pedaço sem ficar pensando na próxima porção. “O mais importante é concentrar-se no que consumiu, e não ficar pensando no que não consumiu”, aponta a especialista.


A nutricionista ressalta ainda que é importante se manter bem hidratado, especialmente nessa época com altas temperaturas. “Com o calor, o nosso organismo precisa manter uma temperatura adequada para funcionar e o principal mecanismo para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais, necessitando de mais líquidos durante o dia. Se consumir bebidas alcoólicas, a atenção em ingerir mais água deve ser dobrada!  Além de diminuir a ressaca, a água ou sucos naturais ajudam no processamento do álcool pelo fígado diminuindo os efeitos da intoxicação no organismo”, diz.

Continua depois da publicidade


Vale ressaltar o alerta sobre medidas que podem ser tomadas após as ceias caso aconteça exagero no consumo de comidas ou bebidas. “Se sentiu que comeu muito nas confraternizações, não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado. A alimentação saudável não se resume a um dia ou uma refeição, assim o importante é fazer escolhas mais saudáveis durante as outras refeições”, conclui.


Economia


Já o chef da Sodexo On-site, Levi Viana, traz alguns conselhos para gastar menos nas compras e ter refeições saborosas, ajudando também o meio ambiente. “Com o cenário atual da economia, estamos passando por alta nos preços, e em tempos de festas esse fator acaba pesando no bolso. Para continuar fazendo receitas deliciosas e com variedade, uma grande saída é utilizar os alimentos ao máximo durante o preparo, principalmente frutas e legumes. As cascas, talos, folhas, sementes desses alimentos, por exemplo, rendem uma maravilhosa entrada ou até mesmo sobremesa”, afirma.

Continue lendo