Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aproveite

Nutricionista e chef dão dicas para as festas de fim de ano

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 dez 2021 às 07:00
- Nicole Michalou/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As festas de fim de ano são muito aguardadas e têm o propósito de união e celebração. Como toda festividade, espera-se comida gostosa, que traga conforto e carinho. No entanto, esse cenário também é propício para exageros. Ainda assim, é possível seguir algumas dicas que ajudam a aproveitar ainda mais o momento de confraternização com equilíbrio.


Já escolheu o menu festivo? O Bonde tem uma infinidade de opções para todos os gostos. Escolha!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Ana Maria Moura nutricionista do programa Mais Saúde da Sodexo On-site Brasil, muitos casos de mal-estar ou aquela sensação de ‘estufamento’ surgem logo depois da ingestão de refeições pesadas, com alto teor de gordura. “Geralmente, as comidas de festas são mais gordurosas e para economizar tempo acabamos optando por molhos ou refeições já prontas. Uma aposta para fugir disso, é utilizar temperos naturais como cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta e coentro no preparo. Eles são ótimos substitutos do sal, açúcar, óleos e gorduras, que devem ser utilizados em menor quantidade para não prejudicar a saúde”, comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!


Outra dica é fazer um lanche saudável antes da festa - assim, você evita os exageros. Além disso, tenha prazer com cada escolha, saboreie cada pedaço sem ficar pensando na próxima porção. “O mais importante é concentrar-se no que consumiu, e não ficar pensando no que não consumiu”, aponta a especialista.

Publicidade


A nutricionista ressalta ainda que é importante se manter bem hidratado, especialmente nessa época com altas temperaturas. “Com o calor, o nosso organismo precisa manter uma temperatura adequada para funcionar e o principal mecanismo para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais, necessitando de mais líquidos durante o dia. Se consumir bebidas alcoólicas, a atenção em ingerir mais água deve ser dobrada!  Além de diminuir a ressaca, a água ou sucos naturais ajudam no processamento do álcool pelo fígado diminuindo os efeitos da intoxicação no organismo”, diz.


Vale ressaltar o alerta sobre medidas que podem ser tomadas após as ceias caso aconteça exagero no consumo de comidas ou bebidas. “Se sentiu que comeu muito nas confraternizações, não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado. A alimentação saudável não se resume a um dia ou uma refeição, assim o importante é fazer escolhas mais saudáveis durante as outras refeições”, conclui.


Economia


Já o chef da Sodexo On-site, Levi Viana, traz alguns conselhos para gastar menos nas compras e ter refeições saborosas, ajudando também o meio ambiente. “Com o cenário atual da economia, estamos passando por alta nos preços, e em tempos de festas esse fator acaba pesando no bolso. Para continuar fazendo receitas deliciosas e com variedade, uma grande saída é utilizar os alimentos ao máximo durante o preparo, principalmente frutas e legumes. As cascas, talos, folhas, sementes desses alimentos, por exemplo, rendem uma maravilhosa entrada ou até mesmo sobremesa”, afirma.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade