Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
2 receitas com esta delícia!

O que é o chimichurri e como utilizá-lo em suas receitas?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 set 2020 às 14:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Ele é utilizado para marinar a carne antes assá-la ou para acompanhá-la depois de pronta.


O chimichurri é uma espécie de vinagrete à base de ervas, com salsinha, coentro, alho, cebola, orégano, pimenta vermelha, pimenta preta, vinagre e azeite de oliva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos pratos que utilizam o chimichurri mais conhecidos é o choripán, também chamado de chori, é nada mais que um tipo de sanduíche de linguiça (chorizo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


O chimichurri também pode ser tanto utilizado em aperitivos de entrada, com legumes, em hambúrgueres... Preparamos duas receitas inusitadas utilizando o Chimichurri da Alho Negro do Sítio: uma caponata de berinjela e um escondidinho de carne seca, que ficaram simplesmente incríveis! Confira!

Publicidade



Caponata de beringela com chimichurri de alho negro


Divulgação
Divulgação


Ingredientes
- 2 berinjelas

Publicidade


- 1 abobrinha


- 2 talos de aipo (salsão)

Publicidade


- 1/2 pimentão vermelho ou amarelo


- 1 cebola

Publicidade


- 50 gramas de chimichurri


- 150 gramas de azeitona verde sem caroço

Publicidade


- 50 gramas de uva passa


- 25 gramas de alcaparra

Publicidade


- 100 gramas de nozes (ou castanhas)


- 1 dente de alho


- Azeite QB


- Sal QB


- Pimenta de reino QB



Modo de Preparo
- Pique em cubos de 1cm as berinjelas, a abobrinha, a cebola e o pimentão. Fatie finamente os talos de salsão e corte grosseiramente as nozes (ou castanhas). Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e tempere com o chimichurri, um pouco de sal, pimenta do reino e regue generosamente com o azeite. Misture bem e coloque no forno à temperatura média e espere cerca de 1h. Passe para uma tigela ou refratário e deixar esfriar. Se precisar, acerte o sal e regue com um pouco de azeite extra virgem.


Escondidinho de carne seca com chimichurri de alho negro


Divulgação
Divulgação


O Escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.


Ingredientes
- 50 gramas de chimichurri de alho negro


- 800 gramas de carne seca


- 1 alho


- 100 ml de creme de leite


- 1/2 cebola


- 200 ml de leite ou 100 ml de leite de coco


- 120 gramas de queijo coalho (ou parmesão) p/ gratinar


- 50 gramas de manteiga


- 500 gramas de mandioca


- 1 pimenta dedo de moça


- Sal à gosto


- Pimenta preta à gosto



Modo de Preparo
- Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tigelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.



Você já ouviu falar do alho negro?


Divulgação
Divulgação


O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. Lá, é muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. A ele são atribuídos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol, efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


E não é só isso! Com seu sabor adocicado e textura macia, cada vez mais vem ganhando admiradores no mundo todo. No lugar daquela característica ardência e forte odor do alho comum, entra em cena toques frutados e de umami, tudo muito sutil e delicado. Você precisa experimentar!



Uma espécie exótica?

Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho, em um processo 100% natural.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade