Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira a receita!

Ovo de páscoa de Chef tem aprovação científica para déficit de atenção e ansiedade

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 mar 2021 às 17:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cada momento percebemos como saúde e nutrição estão fortemente associadas. Nossos hábitos alimentares impactam diretamente na nossa qualidade de vida, refletindo em melhora ou piora da nossa saúde, a depender do que comemos. Neste semana também celebra-se a Páscoa, período em que doces e chocolates são consumidos com mais abundância.


Será então que é possível aliar saúde e sabor em uma sobremesa? O chef confeiteiro, Flávio Duarte, garante que sim.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Para provar que é possível, vou ensinar uma receita de ovo de páscoa com chocolate amargo e recheio de abacate com nozes”, revela. "Além de muito saudável, é muito saboroso e leve”, garante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear


A receita foi aprovada pelo comitê do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito. Para o diretor do Centro, Fabiano de Abreu, doutor em neurociências, neuropsicólogo e especialista em nutrição clínica, a receita possui uma série de benefícios pela riqueza dos ingredientes.

Publicidade


"O cacau é vasto em flavonoides, que melhoram a memória de curto prazo, processamento de informações, o desenvolvimento cognitivo e ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, eles trazem benefícios para a saúde do coração, aumentando a quantidade de sangue presente no giro denteado, área específica do hipocampo, estrutura responsável pelo filtro da memória e relacionada ao envelhecimento”, explica o especialista.


"O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, vitaminas B6, B12, selênio, previne a deterioração cognitiva (relacionado a inteligência) devido a este tipo de ácido graxo e também de certos fitoquímicos. Ele melhora as conexões neurais, além de aumentar o fluxo de sangue no cérebro, o que ajuda para seu bom funcionamento”, completa.

Publicidade


"Já as nozes são ricas em ômega 3, chamado ácido alfa-linolênico, que reduz a pressão arterial e as protege. Também são ótimas para o processo de memorização e desenvolvimento da inteligência, assim como o selênio e a vitamina E, que também são encontrados nas nozes e que estão relacionados a atenção e aprendizagem”, finaliza.


Aprenda a receita:

Publicidade


OVO DE PÁSCOA SAUDÁVEL


INGREDIENTES CASCA DO OVO DE CHOCOLATE

Publicidade


• 1 xícara de chocolate amargo (mínimo 70 % cacau), picado ou em gotas (aproximadamente 240 gramas)


MODO DE PREPARO

Publicidade


1. Faça a temperagem do chocolate. É importante para que ele cristalize de forma correta, fique brilhante e não derreta com facilidade quando exposto em temperatura ambiente. Para isso, derreta o chocolate em banho-maria. Mantenha o fogo baixo. É importante que o fundo da tigela não encoste na água e que essa água. Se usar um termômetro culinário, a temperatura de derretimento do chocolate amargo deve ficar entre 45ºC e 50ºC.


2. Prepare um recipiente com água e gelo e coloque a tigela sobre essa água.

Publicidade


3. Coloque o chocolate derretido na tigela que está dentro da água e mexa até que atinja a temperatura de 30ºC.


4. Despeje o chocolate em uma forma de acetato em formato de ovo de Páscoa. Leve à geladeira até endurecer. Leve à geladeira e repita o processo até obter uma espessura desejada. Quando o ovo estiver pronto, ele deverá soltar facilmente da forma.


INGREDIENTES RECHEIO


• 1 abacate bem maduro


• 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou de beterraba


• 3 colheres de cacau em pó


• Nozes trituradas para decorar


MODO DE PREPARO


1. Bata no liquidificador o abacate com o açúcar, por último acrescente o cacau em pó e bata até obter uma mistura homogênea. Conserve na geladeira até o momento de usar.


MONTAGEM

Posicione a casca de chocolate de preferência sobre a embalagem que será transportada, isso evitará que a casca quebre com o manuseio desnecessário. Preencha a casca com o recheio e em seguida decore com nozes trituradas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade