Eslavo é um termo utilizado para definir um povo indo-europeu que vive, principalmente, no espaço geográfico conhecido como Europa Central e Oriental. Essa região ainda concentra a maior parte dos descentes e das características culturais dos eslavos. Por isso, Rússia, Ucrânia, Polônia, e outros países que hoje existem nessa região são denominados países eslavos.
A culinária eslava possui uma variedade de pratos surpreendentes que envolve sopas, canjas e ensopados, "geleias” salgadas e cortes defumados feitos a partir de carne de porco, massas cozidas e utilizam leite como base para molhos e cremes. Pães e broas feitos à base de centeio são acompanhamentos comuns para esses pratos.
Neli Maria Teleginski destaca, no artigo "Memória, Identidade Étnica e a 'Comida Eslava' no centro-sul do Paraná”, a presença desses pratos são no Brasil, com receitas tendo sido trazidas por imigrantes e mantidas na tradição culinária de seus descendentes. Conheça algumas delas!
Leia mais:
Árvore e guirlanda de Natal com queijos, aperitivos decorativos
Pudim: faça 17 receitas fáceis e deliciosas
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Degustação avalia panetones sem açúcar, lactose e glúten para quem tem restrições
Pierogi
Essa massa recheada em formato de meia lua é um dos pratos eslavos mais conhecidos. A massa simples possui uma variedade de preparos e se adapta a diversos sabores de recheio. Selecionamos uma versão recheada de batata e ricota, mas você pode rechear com o sabor de sua preferência.
Ingredientes
- 500 gramas de farinha de trigo comum
- 3 unidades médias de ovo de galinha cru
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 400 gramas de queijo ricota
- 400 gramas de batata inglesa cozida
- 1 unidade grande de cebola
- 3 colheres (sopa) de óleo de canola
- 4 colheres (sopa) de molho de tomate tradicional
- 4 colheres (sopa) cheias de molho branco
Modo de preparo
Faça a massa misturando o trigo, azeite, ovos, sal a gosto e água morna até dar ponto. Semelhante a massa de pastel, meio grossa, deixe descansar por 20 min.
Para fazer o recheio cozinhe a batata no mesmo ponto do que se fosse usar para purê e esprema. Amasse bem a ricota, adicione a batata ainda quente. Pique a cebola e frite no óleo, depois misture com os outros ingredientes do recheio.
Corte a massa, recheie e feche em formato de meia lua. Cozinhe em água e sal com um fio de óleo. Quando subirem, estarão bons. Vá colocando em pirex e regando com o molho branco, para que não grudem uns nos outros.
Fonte: Cuidaí
Babka
Esse pão doce amanteigado e recheado é delicioso. As versões mais comuns são recheadas com canela ou chocolate. Você pode aprender a fazer a versão com recheio de canela aqui.
Blini
Blini
Essa é uma panqueca tradicional russa feita com massa fermentada e que pode ser combinada com recheios doces ou salgados.
Ingredientes
-90 ml de leite coalhado (para coalhar, basta adicionar 30 ml de suco de limão)
-170 ml de leite
-5 gramas de fermento seco
-50 gramas de manteiga picada
-175 gramas de farinha de trigo
-2 gemas
-2 claras batidas em neve
-sal a gosto
Modo de preparo
Coloque na sua panela os 170 ml de leite e a manteiga. Ponha em forno médio para aquecer.
Agora, desligue a chama adicione o leite coalhado, as duas gemas e o sal. Misture e reserve.
Em uma tigela, adicione a farinha de trigo e a mistura que estava reservada. Faça isso aos poucos.
Misture bem e quando estiver homogêneo, deixe descansar por 1 hora coberto por um pano.
Agora pegue a sua frigideira antiaderente e acenda o fogo médio.
Despeje apenas 1 colher de sopa na frigideira e aguarde cerca de 3 minutos ou até formar pequenas bolhas na superfície da massa.
Com uma espátula apropriada para panela antiaderente, vire a panqueca. Quando cozinhar dos dois lados está pronta.
Fonte: Panelux
Borsht
Essa sopa feita com base de beterraba é outra receita típica do Leste Europeu. Ela é servida com creme azedo, uma das variedades de cremes à base de leite presente na culinária eslava. Fica uma delícia! Confira a receita aqui.
Salada russa
Salada Olivier
A salada olivier é uma salada russa consumida tipicamente no Ano Novo, ela também é conhecida pelos nomes "salada russa” ou "salada de batatas”. São diversas as variações dessa receita, podendo, ou não, conter carne. Selecionamos uma versão que leva camarão e é ótima para dias quentes!
Ingredientes
- Uma lata de seleta de legumes
- 2 batatas cozidas
- 1 pote de ervilhas
- 2 cenouras cozidas
- Camarões sem pele
- 2 ovos cozidos duros
- Azeitonas verdes sem caroço
- Maionese
Modo de preparo
Cozinhe os camarões e pique as batatas, cenouras e ovos. Acrescente as ervilhas e a seleta de legumes. Misture tudo com metade da maionese. Coloque a mistura em uma tigela e cubra com a maionese restante. Decore com azeitonas e as tiras de pimentão vermelho e deixe esfriar na geladeira antes de servir.
Fonte: Bonduelle
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.