Notícias

Saiba como comprar, armazenar e consumir alimentos mais saudáveis

15 ago 2019 às 11:34

Você chega em casa depois do trabalho, o estômago ronca e dentro da geladeira só tem água e gelo. Saiba que é possível driblar a preguiça e fazer refeições saudáveis, saborosas e nutritivas para apenas uma pessoa. Ah, e fica pronto antes do delivery!

"Muitas pessoas não gostam de comer sozinhas e por isso, pulam refeições ou as trocam por lanches rápidos, principalmente na hora do jantar", explica Matheus Motta, nutricionista dos Vigilantes do Peso. "Esse hábito é um grande vilão na perda e manutenção do peso, já que, por uma questão de praticidade, as pessoas acabam escolhendo lanches nada saudáveis, consumindo muita gordura e açúcar. Outro efeito colateral é a sensação de fome. Quando passamos muito tempo sem comer, há grandes chances de que, na próxima refeição, comeremos muito mais do que o necessário para nos sentirmos satisfeitos".


Receitas como essas também podem ser uma alternativa para fugir do delivery. "Com a expansão das redes de delivery, pedir comida se tornou um hábito. Nem sempre a escolha é saudável, já que a oferta de fast food e alimentos com preparações ricas em gordura e calorias é maior", complementa o especialista. "Além da preguiça e de não gostar de comer sozinho, as pessoas também têm dificuldade de armazenar os alimentos e muitas vezes, eles acabam estragando na geladeira".


Como combater o desperdício de alimentos?


O especialista separou algumas dicas para combater o desperdício dos alimentos e de quebra, incorporar de vez uma alimentação equilibrada, mesmo morando sozinho:


Programe o cardápio da semana: tire um tempo do fim de semana para se programar e planejar diversas opções de refeições saborosas. Aproveite para passar na feira!
Compre em pequenas quantidades: você não precisa comprar 1 kg de tomate, pode comprar apenas o que irá usar.
Deixa as hortaliças limpas, mas não lave as frutas: lavar todas as folhas e armazená-las em recipiente fechado após secá-las bem dá aquela força quando a preguiça bate! Além disso, evitar o acúmulo de umidade faz com que elas durem mais. No caso das frutas, deixe para lavá-las antes do consumo, assim elas se preservam melhor.

Pronto! Agora não tem mais desculpas para alcançar o equilíbrio e, quando estiver acompanhado, impressionar os convidados com uma refeição caseira e deliciosa.


Continue lendo