Notícias

Saiba como harmonizar pratos típicos do Natal com cerveja

19 dez 2019 às 08:13

Você sabia que é possível harmonizar cervejas com pratos típicos do Natal? Uma das datas mais tradicionais do calendário, o dia 25 de dezembro costuma ser uma data em que amigos e familiares se reúnem, além de trocarem presentes, confraternizar e saborear pratos típicos. Muitos costumam brindar com espumantes, vinhos e até cerveja.

Uma das bebidas mais consumidas do país, a cerveja é presença quase obrigatória na mesa, mas muitos costumam ter duvidas na hora de harmonizar ela com algum prato natalino. Para ajudar nessa questão, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal.


Nozes, castanhas e amêndoas


Os petiscos estão sempre presentes na mesa, seja para decorar ou para consumo antes ou depois das refeições. Como se trata de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que inclusive é a mais consumida do mundo. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes.


Carnes brancas, aves e suínos


Na hora de harmonizar com os pratos principais, a dica é a cerveja Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado é esse estilo.


Frutos do mar e peixes


Por serem pratos leves, a pedida é a tradicional cerveja de trigo Weiss, bastante popular na Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.


Acompanhamentos como arroz e frutas


Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. O aroma é de malte doce com ésteres frutados, remete às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.


Sobremesas

É isso mesmo que você leu: as cervejas também podem resultar em uma ótima combinação com sobremesas. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cervejas escuras. De origem inglesa, possuem notas de café e chocolate.


Continue lendo