Uma boa companhia e uma tábua de queijos compõem o cenário perfeito para aproveitar a vida. Para vivenciar ao máximo essa experiência de consumo, a Mimo ensina como harmonizar uvas com os tipos certos de queijos. Afinal, assim como os vinhos, as uvas também são excelentes aliadas para combinar com uma tábua de queijos perfeita.
Confira:
Uvas verdes: harmoniza bem com os queijos tipo brie ou camembert. Produzidos com leite de vaca, o brie e o camembert nasceram na França e são cobertos com um fungo branco natural chamado penicillium camemberti ou penicillium candidum, que ainda dão um sabor um pouco mais ácido ao queijo.
Leia mais:
Pavê é um ícone das festas de fim de ano: faça nove receitas deliciosas
Jurado do MasterChef vende por R$ 70 doce que imita arte de banana de R$ 36 milhões
Rúcula está na época em dezembro: faça 12 receitas fáceis e deliciosas
Castanha-do-Pará: Prepare sete receitas deliciosas
Uvas vermelhas: têm presença obrigatória nas tábuas de queijos, não apenas pela cor vermelha brilhante, mas pelo sabor. Uva doce com baixa acidez e crocante, harmoniza com todos os queijos da tábua, especialmente com os maturados amarelos, como o Gruyère. Este queijo com olhaduras, conhecido como “queijo suíço”, tem sabor suave e adocicado que fará uma combinação deliciosa com as uvas vermelhas.
Uvas pretas: sem sementes e de sabor muito marcante, bem docinha, tem notas frutado-silvestres e textura crocante. Com bagas pequenas e redondas fica maravilhosa com os chamados queijos azuis. Este tipo de queijo possui veios azulados, fruto da maturação com o fungo penicillium roqueforti, o que o torna bem salgado e picando. O contraste com a doçura da uva causa uma explosão de sabor na boca.