Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Saiba o vinho certo para harmonizar com diferentes tipos de pratos

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 nov 2020 às 10:00
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para deixar o momento da refeição ainda mais gostoso e saboroso, para os adeptos do vinho, é possível harmonizar a bebida com as refeições.. Contudo, pode existir o vinho "certo” para servir com cada tipo de prato. Para isso, existem algumas regras de harmonização que ajudam a descomplicar e facilitar a escolha.


Basicamente, para harmonizar o vinho com a comida, a escolha deve se basear na seguinte premissa: o peso da bebida deve acompanhar o peso do prato. Isto é, vinhos mais pesados tendem a combinar melhor com pratos mais pesados. Assim, comidas mais leves harmonizam bem com vinhos leves. Logo, entender do prato, quais ingredientes foram utilizados e forma de preparo são pontos que contribuem muito para a escolha correta da bebida -- assim como saber a origem e procedência do vinho também. Para quem se interessa por esse tema, se aprofundar em um curso de vinho é o ideal tanto para conhecimento pessoal quanto profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como um primeiro passo para entrar no universo da harmonização de vinhos, veja abaixo como combinar vinho tinto, branco e rosé nas refeições de forma geral:

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Vinho tinto

Publicidade


Os vinhos tintos pedem por uma combinação mais forte, por serem mais robustos. De forma genérica, os tintos vão bem com pratos mais estruturados, como carne assada, massas com molho vermelho, hambúrguer, churrasco e pizzas, por exemplo.


Pinot Noir, embora seja um vinho tinto e com grande profundidade de sabor, tem um aspecto mais leve. Por isso, vai bem com carnes de frango, massas e risotos. Além disso, harmoniza bem com ingredientes como cogumelos e trufas.

Publicidade


Já Merlot é um vinho com intensidade média e vai bem com carnes de caça, carne assada e peixes de carne escura. Receitas com molhos escuros também harmonizam bem, pois, além do sabor, colabora para limpar o paladar. Cabernet Sauvignon e Malbec trazem um aspecto mais forte e harmonizam bem com costela de boi e suína, picanha e até pizza.


Vinho branco

Publicidade


Diferente dos tintos, os vinhos brancos harmonizam melhor com pratos mais leves, como frutos do mar salteados, risoto, sushi, saladas e legumes. Isso porque, em geral, o vinho branco, por ter pouca estrutura, é mais leve.


Pinot Grigio é um vinho branco com acidez bem marcante e ideal para limpar a gordura do paladar. Por isso, harmoniza bem com peixe frito, por exemplo. Já o Chardonnay é recomendado para acompanhar pratos cremosos à base de queijo.


Vinho rosé

O vinho rosé tende a ser mais versátil e, na dúvida, é possível optar por ele sem medo de errar. Isso porque ele possui boa acidez e pouca/média presença de tanino, ampliando seu leque de combinações com comidas, desde entradas leves até pratos um pouco mais pesados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade