07/07/20
26º/16ºLONDRINA
Gosta de cerveja?

Saiba como surgiu o growler e como ele pode ajudar neste momento!

O garrafão de cerveja, que já era bastante utilizado no meio cervejeiro, agora está ganhando espaço

Por conta do isolamento social, os bares foram fechados e alguns consumidores que fazem questão de saborear um chope fresco direto da torneira do bar passaram a recorrer aos growlers. O garrafão de cerveja, bastante utilizado no meio cervejeiro, agora está ganhando espaço também entre os consumidores tradicionais, já que muitos passaram a utilizar o sistema delivery como única maneira de continuar saboreando seu chope. "O growler é uma forma prática de poder saborear uma cerveja de qualidade em qualquer lugar, e, nesse momento, ainda contribui para o comércio local”, ressalta Robson Vergillio, beer sommelier da cervejaria Berggren.

Divulgação
Divulgação


História

Em meados do século 19, nos Estados Unidos, para poder saborear uma cerveja era necessário encher um balde com tampa em uma cervejaria da região, já que até então não existia geladeira e as cervejas engarrafadas ainda não tinham se popularizado. Diz a lenda que o gás carbônico da cerveja fazia um barulho dentro do balde similar ao rosnar de um cão, que em inglês é "growl”. Por conta disso, os americanos decidiram chamar de "Growler o recipiente usado para armazenar a bebida”.

Como as cervejas engarrafadas ganharam espaço no mercado, os Growlers acabaram sendo ofuscados e esquecidos. Apenas nos anos 80 eles voltaram em uma versão sofisticada e com mais detalhes, alças e até ilustrações. "O garrafão de vidro ganhou força aqui no Brasil nos últimos anos por causa das cervejas artesanais que têm conquistado cada vez mais o paladar daqueles que buscam qualidade ao invés de quantidade”, diz Vergillio.


Diferentes formatos

Atualmente, é possível encontrar growlers de diferentes tamanhos e formatos e geralmente eles possuem capacidade de armazenamento de 1l ou 2l. O garrafão pode ser de inox, porcelana, vidro ou plástico, porém, no caso da bebida ser armazenada em uma garrafa pet, é importante ressaltar que ela não deve ser reutilizada. "O mais importante do growler é ter uma tampa que feche hermeticamente, de modo a evitar a descarbonatação do chope”, explica o beer sommelier.

Assim que o garrafão estiver abastecido, ele deve ser levado direto à geladeira e ser consumido em até dois dias, pois após esse prazo há o risco de oxidação. Após aberto, toda a bebida armazenada dentro dele deve ser consumida para evitar que ela fique descarbonatada.


Ajuda ao comércio local e ao meio ambiente

Por conta do aumento de consumo de bebidas durante o isolamento, o Growler pode ser uma opção sustentável, pois evita o descarte em massa de garrafas de vidro, além de ajudar bares que trabalham apenas com a venda de chope direto da torneira. "Existe diversos sites e aplicativos que indicam qual é o estabelecimento mais próximo para pedir o growler com preços variados e diversos estilos de cerveja”, finaliza Vergillio.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Conteúdo relacionado:
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados