Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desmistificando

Segunda sem carne: mitos e verdades sobre a alimentação sem ingredientes animais

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 nov 2020 às 17:23
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Segunda Sem Carne é um movimento bastante popular, presente em mais de 40 países, incluindo o Brasil, que visa diminuir o consumo de alimentos de origem animal em prol do meio ambiente. O tema divide opiniões e gera muitas dúvidas sobre os prejuízos de excluir esse tipo de proteína da alimentação. Para esclarecer mitos e verdades que abrangem as alimentações vegana e vegetariana, o Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta, analisou a veracidade de três informações sobre o movimento que circulam no mundo todo.

Quem é vegano ou vegetariano é mais saudável do que quem consome alimentos de origem animal
Depende. O comparativo entre quem se alimenta à base de plantas e quem opta por consumir ingredientes de origem animal e vegetal precisa levar em consideração a qualidade da alimentação. "Uma dieta sem carne e outros derivados animais não trará benefícios se a pessoa optar pelo consumo de alimentos processados e pobre em nutrientes”, explica Matheus. "Muitas vezes, isso ocorre por falta de informação e acompanhamento profissional. Alguns alimentos caem no gosto das pessoas por não conterem ingredientes de origem animal e serem práticos e rápidos, sendo que são altamente industrializados e processados". Segundo o Nutricionista, o ideal é consumir alimentos mais naturais, combinando verduras, leguminosas e grãos para garantir o aporte adequado de nutrientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quem é vegano não come proteína suficiente
Mito. A proteína está presente em diversos alimentos de origem vegetal, principalmente leguminosas – como soja, grão de bico e todos os tipos de feijão. O Nutricionista ressalta a importância de combiná-los entre si para garantir a quantidade necessária do nutriente, prevenindo a perda de massa muscular e baixa imunidade. "A combinação do arroz com feijão, que é a base da alimentação brasileira, garante todos os aminoácidos essenciais para que o nosso corpo faça a síntese proteica”, comenta Motta. Por isso, é importante manter uma alimentação o mais diversa possível, contemplando ao máximo todos os grupos alimentares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


Veganos e vegetarianos sofrem com deficiência de micronutrientes
Depende. No caso da vitamina B12, por exemplo, é necessário fazer suplementação, já que ela está majoritariamente presente em alimentos de origem animal. Mas Matheus reforça a importância de fazer um acompanhamento profissional. "Ao aderir a cardápios exclusivamente veganos, é importante contar com o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista, além de realizar exames de rotina”, explica. "Isso ajuda a acompanhar os níveis de proteínas, vitaminas e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo”, complementa ele.

Para quem quer seguir a dieta vegana, eles sugerem, ainda, consumir uma quantidade equilibrada dos alimentos abaixo:
Leguminosas: lentilhas, feijões, ervilhas, grão de bico, amendoim e soja.
Sementes e oleaginosas: nozes, amêndoas, avelãs, castanhas; sementes de linhaça, chia, girassol, abóbora e gergelim.
Cereais: trigo, arroz integral, aveia, quinoa, amaranto, centeio e milho.
Frutas, legumes e verduras em geral.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade