Notícias

Veja itens básicos para incluir na lista do supermercado mesmo antes de planejar

20 nov 2020 às 16:07

Com a vida cada vez mais agitada, nem sempre dá tempo de planejar com antecedência o cardápio da semana. Pensando nisso, o Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta, dá dicas de alimentos e produtos versáteis para colocar na lista. As opções apresentam
maior durabilidade e podem ser usadas em diversos tipos de receitas, além de facilitarem as compras e ajudarem na elaboração de um menu balanceado e saudável.


Iogurte grego natural zero gordura
Além de ser um produto mais saudável do que seus similares, o iogurte grego natural zero gordura possui maior durabilidade – em média, é válido por até 14 dias após a compra. O alimento, rico em proteínas, pode ser utilizado em diferentes preparos de saladas e molhos a sobremesas.



Ovos
O ovo é um alimento versátil que contém uma combinação única de proteínas, antioxidantes e vitaminas, incluindo A, D, E, ferro e ácido fólico. Apesar da fama de colaborarem para aumentar o nível de colesterol ruim (LDL) – o que não é verdade – as gemas também trazem benefícios para a saúde, pois nelas é possível encontrar colina (substância que colabora para o desenvolvimento cerebral), ômega-3 e vitamina D. Se armazenado na geladeira, o produto tem validade de até 30 dias.
O alimento pode ser utilizado em receitas de bolos e tortas, mas também pode ser a estrela principal do prato, como em omeletes.


Cebola
A raiz é rica em fibras, que promovem a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, ajudando na eliminação de toxinas do corpo. A cebola também possui em sua composição a quercetina, substância que acelera o metabolismo. Em temperatura natural, o alimento dura de quatro a cinco semanas e, além de ser utilizado como tempero em diversos preparos, também pode ser o ingrediente principal de receitas, ou complementar lanches.



Castanhas
As castanhas são uma das principais fontes de triptofano, aminoácido que colabora para a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, capaz de regular o humor e a qualidade do sono. O alimento é uma ótima opção para se ter na despensa, pois pode ser consumido como lanche da tarde, em seu estado natural, ou como barra de cereais; além de ser um ingrediente para saladas, sorvetes e trufas.


Outros produtos para jogar no seu carrinho:


Hortifruti frescos
- Frutas cítricas como laranjas e limões
- Maçãs
- Banana
- Pera
- Uva
- Melancia
- Cenouras
- Couve
- Couve-flor
- Brócolis
- Beterrabas
- Repolho
- Batatas
- Alho


Carnes, pescados, laticínios e substitutos
- Queijos brancos
- Iogurte natural desnatado
- Tofu
- Hambúrguer vegetariano
- Peito de frango
- Carnes magras
- Filé de peixe
- Camarão


Enlatados ou conservas
- Tomates sem pele
- Molho de tomate
- Milho e ervilha
- Salmão ou atum

Grãos e outros itens de despensa
- Macarrão comum ou integral
- Grãos como arroz integral, cevadinha e quinoa
- Feijão
- Lentilha
- Grão-de-bico
- Aveia
- Amêndoas e nozes, sem sal
- Frutas secas como uva-passa ou damascos
- Tortillas
- Barras de proteína
- Pão de forma integral


Continue lendo